Pesquisar

Centro de Simulação forma profissionais de Turismo

Esta acção decorreu no Centro de Simulação Clínica da Madeira para profissionais da área do turismo: guia intérprete, guia montanha, guia mar, motoristas e técnicos de turismo. 18-10-2021 Saúde e Proteção Civil
Centro de Simulação forma profissionais de Turismo

No âmbito do Dia Mundial da Anestesiologia, o Serviço de Anestesiologia na continuidade das múltiplas ações do serviço no âmbito da cidadania, com o lema "Anestesiologia e Cidadania", realizou uma formação em Suporte Básico de Vida dirigida a 48 profissionais da área do turismo.

 

O Diretor do Serviço de Anestesiologia, Eugénio Mendonça, ressalvou a importância deste tipo de formação para os profissionais que lidam diariamente com os turistas na região, permitindo que esta ação seja potenciadora de uma mais-valia perante situações em que seja necessária uma intervenção de suporte básico de vida.

 

O Secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, reconheceu que a área da saúde tem tido um papel fundamental na afirmação da Madeira como destino seguro. Nota partilhada pelo Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, afirmando que é objectivo da região manter-se como segura, saudável e sustentável.

 

A Presidente do Conselho de Administração, Rafaela Fernandes, reconheceu que há uma conjugação de interesses entre o Turismo e a Saúde na afirmação do destino.

 

Para a Coordenadora do Centro de Simulação Clínica da Madeira, Regina Rodrigues, esta acção reflecte a aposta que o centro pretende ter enquanto difusor de conhecimento através de treino com recurso à simulação.

 

Nesta acção de suporte básico de vida os formandos foram colocados em cenários do seu quotidiano profissional e treinaram os algoritmos de reanimação de suporte básico de vida, posição lateral de segurança e desobstrução da via aérea.

 

O início precoce do suporte básico de vida aumenta a exponencialmente a sobrevida das vítimas de paragem cardiorrespiratória pelo que a criação de estratégias de ensino par capacitar o maior número de pessoas em técnicas de reanimação é fundamental. Os profissionais da área do turismo são, pela inerência das suas funções, uma população alvo importante para o domínio destas técnicas.

 

Esta acção decorreu no Centro de Simulação Clínica da Madeira para profissionais da área do turismo: guia intérprete, guia montanha, guia mar, motoristas e técnicos de turismo.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.