Pesquisar

Saúde intensifica rastreios para a eliminação da Hepatite C na Madeira

O programa FOCUS conta com o apoio da Gilead Sciences, e visa a erradicação da Hepatite C na RAM até 2030. 20-10-2021 Saúde e Proteção Civil
Saúde intensifica rastreios para a eliminação da Hepatite C na Madeira

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu à cerimónia oficial de apresentação dos principais resultados do Programa FOCUS no âmbito do "FOCUS Madeira, Rumo à Eliminação da Hepatite C e Controlo do VIH", no dia 18 de outubro, no Salão Nobre do Governo, no Funchal.

 

O governante destacou a importância da implementação do Programa FOCUS na Região Autónoma da Madeira, o qual já permitiu a realização de 18.176 rastreios em 21 meses e identificar 711 casos positivos, nos estabelecimentos abrangidos nesta primeira fase do programa: Estabelecimento Prisional; Serviços Hospitalares; Cuidados de Saúde Primários; Casas de Saúde; Estabelecimentos Psiquiátricos; Unidades de Tratamento à Toxicodependência.

 

O programa FOCUS conta com o apoio da Gilead Sciences, e visa a erradicação da Hepatite C na RAM até 2030.

 

Importa recordar que mesmo em tempo de pandemia, o programa FOCUS na RAM tem permitido diminuir o tempo entre o rastreio, o diagnóstico e o tratamento, respondendo a diversas recomendações internacionais nomeadamente a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.