Pesquisar

Novo Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama na RAM 

O “Mama Help” visa a melhoria da qualidade de vida de doentes com cancro da mama, seus familiares e amigos. Para tal, surge como um centro de recursos diversificados e abertos à comunidade, disponibilizando informação e apoio de profissionais habilitados, desde o diagnóstico e em todas as fases da doença.  22-10-2021 Saúde e Proteção Civil
Novo Centro de Apoio a Doentes com Cancro da Mama na RAM 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, esteve presente, no dia 21 de outubro, na apresentação do novo Centro de Apoio ao Doente com Cancro da Mama “Mama Help”, que inicia a sua atividade na Região Autónoma da Madeira. 

 

O “Mama Help” visa a melhoria da qualidade de vida de doentes com cancro da mama, seus familiares e amigos. Para tal, surge como um centro de recursos diversificados e abertos à comunidade, disponibilizando informação e apoio de profissionais habilitados, desde o diagnóstico e em todas as fases da doença. 

 

O governante destacou a importância do “Mama Help” enquanto resposta complementar às doentes que têm cancro da mama e que precisam de qualidade de vida, que por vezes é prejudicada pelos tratamentos necessários. Pedro Ramos, relevou também o importante papel das entidades já existentes na RAM que apoiam as utentes que lidam com esta patologia, nomeadamente a Associação da Patologia Mamária e o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro “todos devem dar contributos para esta complementaridade”, frisou. 

 

O responsável pela tutela da Saúde, destacou o trabalho desenvolvido pelo Serviço Regional de Saúde nomeadamente a existência do rastreio do cancro da mama, há mais de 20 anos, e que totaliza cerca 160 mil mamografias, bem como a evolução dos tratamentos, com terapêuticas menos invasivas “devido ao trabalho e dedicação de todos, principalmente do Serviço Regional de Saúde, a taxa de sucesso e de sobrevivência do cancro da mama passou de 65% para 85%”, acrescentou. 

 

Joana Marques, ex-doente oncológica, é a responsável pela implementação do “Mama Help” na Madeira, com o apoio da presidente do “Mama Help”, a cirurgiã Maria João Cardoso, e do Governo Regional, através da secretária regional de Saúde e Proteção Civil. 

 

Para mais informações consulte "MAMA HELP"

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.