Pesquisar

Utentes passam a receber fatura informativa

Desde o dia 1 de Maio que os utentes do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E., estão a receber uma fatura virtual, meramente informativa, relativamente aos custos dos cuidados de saúde prestados, aquando da sua ida aos serviços de saúde A medida entrou em vigor no serviço de urgênciacentral, nos ewrviços de urgência dos centros de saúde e no internamento. 01-05-2016 Saúde e Proteção Civil
Utentes passam a receber fatura informativa O documento, que será gerado automaticamente, no momento da nota de alta será entregue no balcão informativo existente na urgência e, no caso  do utente dispor de uma conta de email será enviado eletronicamente.
A entrega de um documento informativo com os custos dos cuidados de saúde prestados não implica qualquer pagamento adicional por parte do utente e tem como principal objetivo informar os utentes, numa lógica de transparência e melhor informação ao utente sobre os custos dos actos de saúde.

O modelo será  implementado em todas as áreas de prestação de cuidados, até ao final do ano de 2016, nomeadamente consultas externas, meios complementares de diagnóstico e centros de saúde. 

A disponibilização da fatura virtual só não será feita no caso da morte do utente ou quando os encargos das prestações de saúde realizadas não são suportadas pelo orçamento do Serviço Regional de Saúde, nomeadamente nos casos em que têm de ser suportados por uma seguradora.
De salientar que esta é um prática comum em muitos países europeus que tem como princípio o direito à informação do utente.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.