Pesquisar

SESARAM ministra curso de catástrofe em Lisboa

“Estou confiante que contribuímos, com a experiência que detemos em situações reais, para que Lisboa seja uma cidade mais segura e mais preparada para responder a situações de catástrofe” afirmou o secretário regional da Saúde, João Faria Nunes, na cerimónia de entrega de certificados que decorreu, no passado dia 14 de Outubro, na sede da Caixa Geral de Depósitos. Esta formação diferenciada preparou quase uma centena de elementos dos serviços de segurança de Lisboa, (Policia Municipal, Regime 14-10-2016 Saúde e Proteção Civil
SESARAM ministra curso de catástrofe em Lisboa A cidade de Lisboa foi esta semana palco, de mais um curso em Trauma e Catástrofe( MRMI) ministrado pelo grupo de instrutores do  Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, numa iniciativa conjunta da Câmara de Lisboa e da Caixa Geral de Depósitos. 
Esta formação diferenciada preparou quase uma centena de elementos dos serviços de segurança de Lisboa, (Policia Municipal, Regimento de Sapadores, Bombeiros, e Proteção Civil Municipal), médicos, enfermeiros, gestores, assessores de comunicação, profissionais na área da segurança, profissionais da Caixa Geral de Depósitos, PSP, GNR, PJ, INEM, Força Aérea, entre outras entidades públicas nacionais, em resposta a situações de catástrofe. 
“Estou confiante que contribuímos, com a  experiência que detemos em situações reais, para que Lisboa  seja uma cidade mais segura e mais preparada para responder a situações de catástrofe” afirmou o secretário regional da Saúde, João Faria Nunes, na cerimónia de entrega de certificados que decorreu, ontem, na sede da Caixa Geral de Depósitos.
O secretário regional da Saúde deu ainda conta da resposta dada pelo SESARAM aquando dos incêndios que assolaram a Região, no passado mês de Agosto. “Evacuamos 2 hospitais, 2 clínicas, 4 lares, num total de 509 doentes e idosos e  tratamos 1270 pessoas diretamente afetadas pelos incêndios” apontou João Faria Nunes. 
O curso de MRMI (Medical Response to Major Incidents)  baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários de multi -vítimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multi-vitimas, ou seja, numa catástrofe.
Com esta formação, o Serviço de Saúde da RAM, contabiliza 10 Cursos de Catástrofe realizados em Portugal desde o ano de 2010, o que no total perfaz a formação de 750 profissionais nesta área, em diferentes cidades do país. Funchal, Angra do Heroísmo, Cascais e Coimbra.
O próximo MRMI terá lugar na Madeira, em Novembro e está integrado no 9º Encontro Internacional de Trauma e 7º Semana Ibérica de Emergência, organizados pelo SESARAM. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.