Pesquisar

Seis mil crianças põem “Madeira a Sorrir”

O novo Programa Regional de Saúde Oral foi apresentado pelos secretários regionais da Saúde e da Educação. O reforço das acções de prevenção e um maior acesso ao tratamento são as apostas já implementadas no terreno. 03-11-2016 Saúde e Proteção Civil
Seis mil crianças põem “Madeira a Sorrir”
Todas as escolas do 1.º Ciclo serão abrangidas pelo novo Programa Regional de Saúde Oral “Madeira a Sorrir”.

Os Secretários Regionais da Saúde e de Educação, João Faria Nunes e Jorge Carvalho, respetivamente, participaram esta quinta-feira, na apresentação oficial do novo Programa Regional de Saúde Oral “Madeira a Sorrir”, realizada na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar do Caniçal.

Este programa assenta no reforço das ações de prevenção e rastreio junto da população infantil e na melhoria do acesso aos tratamentos dentários, com o reforço e alargamento das consultas, nomeadamente ao Centro de Saúde de São Vicente, já disponíveis nos centros de saúde do Porto Moniz, Porto Santo e Bom Jesus (Funchal).

Jorge Carvalho destacou o facto de o “Madeira a Sorrir” chegar a cerca de 6 mil crianças.
«Todos os alunos e todas as escolas do 1.º Ciclo serão abrangidas por este programa. A saúde oral é importante e a prevenção deve começar precisamente pelos mais novos. Com estas campanhas de sensibilização e de rastreio, às quais estão associadas outras, como da alimentação saudável, esperamos criar nas crianças comportamentos que produzirão efeitos futuros, ou seja, termos adultos mais saudáveis», perspetivou o governante com a tutela da Educação.

Por seu lado, o secretário regional da saúde realçou que a Madeira é a única região do país que garante este nível de acesso à medicina dentária no serviço público de saúde, relembrando também que a Região através de um regime convencionado garante aos utentes o acesso a consultas de medicina dentária no privado comparticipadas.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.