Pesquisar

Campanha anti-tabágica 2016 premiou alunos

O concurso integrado no projeto “Trail pela vida” tem como objetivo educar para a prática de hábitos saudáveis de vida e é dirigido aos alunos do ensino secundário, centrando-se na problemática do tabagismo. O concurso proponha a criação de um Layout, composto por um slogan e uma imagem, que será utilizado na t-shirt dos participantes do "Trail pela Vida". 18-11-2016 Saúde e Proteção Civil
Campanha anti-tabágica 2016  premiou alunos

A campanha anti -tabágica 2016 lançada pelo IASAÚDE premiou no passado dia Mundial do Não Fumador 3 alunos que participaram no concurso "Trail pela Vida".

O concurso  proponha a criação de um layout, composto por um slogan e uma imagem, que será utilizado na t-shirt dos participantes do trail, dirigido a todos os alunos do ensino secundário da RAM. O concurso “Trail pela vida” integrado no projeto “Trail pela vida” tem como objetivo  educar para a prática de hábitos saudáveis de vida é dirigido aos alunos do ensino secundário, centrando-se na problemática do tabagismo.

O  tabagismo é um problema de saúde prioritário, pelas repercussões evidenciadas ao nível da saúde pública, quer em termos de mortalidade quer em termos de morbilidade, relacionado com o aparecimento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oncológicas, entre outras, evidencia-se a necessidade da intensificação de esforços neste domínio.  

Pela complexidade relacionada com este consumo, a sua prevenção ao nível de toda a população e, especialmente, em grupos etários de jovens e adolescentes, deverá ser uma importante estratégia a adotar. Uma abordagem holística do problema deve ser observada, integrada por diversas medidas e iniciativas, centradas em especial na prevenção à iniciação do consumo, e na promoção da cessação tabágica, na proteção da exposição ao fumo ambiental e na própria criação de um ambiente económico, cultural e social propício à escolha dos cidadãos, pela adoção de estilos de vida saudáveis.  
Na última revisão dos indicadores do Plano Regional de Saúde a prevalência das doenças respiratórias aumentou, estando entre as principais causas de morte na Região Autónoma da Madeira.
O desenvolvimento de um programa de prevenção e controlo do tabagismo com envolvimento de entidades públicas e privadas dos vários setores da comunidade madeirense, com o intuito de promover a saúde e prevenir a doença, é pois fundamental. 
Na prossecução destes objectivos e das orientações estratégicas definidas pelo IASAÚDE,IP-RAM , para o desenvolvimento de intervenções no âmbito da prevenção do tabagismo, e considerando o âmbito de intervenção do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Madeira (NRLPCC), revelou-se pertinente o estabelecimento de uma parceria assente na intenção partilhada, da conjugação de esforços na prossecução de um objetivo comum, ao nível da prevenção do tabagismo.   
 Deste modo criou-se um grupo de trabalho com o intuito de definir iniciativas, no âmbito da educação para a saúde e incentivo de práticas saudáveis, em particular ao nível da prevenção do tabagismo. 

 

 



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.