Pesquisar

Obras no bloco operatório e de obstetrícia avançam no primeiro trimestre de 2017

A cirurgia do ambulatório é a grande aposta do Governo Regional da Madeira para controlar as listas de espera para a cirurgia, a par da implementação do futuro SIGIC Madeira – sistema integrado de gestão de inscritos em cirurgia. 08-12-2016 Saúde e Proteção Civil
Obras no bloco operatório e de obstetrícia avançam no primeiro trimestre de 2017 As obras no bloco operatório central e de obstetrícia do Hospital Dr. Nélio Mendonça vão avançar no primeiro trimestre do próximo ano.
Esta é uma grande intervenção à zona nevrálgica do hospital que exige uma avaliação e reorganização internas para não comprometer a resposta durante o tempo de duração dos trabalhos pelo que serão devidamente equipadas salas de cirurgia do ambulatório que estarão a funcionar em pleno e garantirão a resposta ao nível cirúrgico. 
A cirurgia do ambulatório é a grande aposta do Governo Regional da Madeira para controlar as listas de espera para a cirurgia, a par da implementação do futuro SIGIC Madeira – sistema integrado de gestão de inscritos em cirurgia. 
Cerca de 40 por cento das cirurgias que estão em lista de espera são procedimentos realizáveis em regime de ambulatório e pretende-se, à semelhança do que sucede a nível europeu e internacional apostar em equipamentos que permitam realizar mais cirurgias neste regime. 
O desenvolvimento da cirurgia e da anestesia tem permitido nos últimos anos a realização de cirurgias menos invasivas e com uma recuperação mais rápida, possibilitando estadias hospitalares mais curtas que no passado, chegando mesmo em muitas ocasiões a não necessitar que o doente durma no hospital. 
Este modelo organizativo é conhecido cirurgia em regime de ambulatório e está na base da profunda revolução que se assiste nos últimos 30 anos no domínio da cirurgia, permitindo hoje que doentes e familiares se vejam envolvidos num processo cirúrgico com menores repercussões sobre o seu dia-a-dia. Este contexto da medicina moderna tem permitido assim o desenvolvimento de programas que visam uma melhor organização com maior eficiência e eficácia a custos mais reduzidos mas com idêntico nível de qualidade e segurança, no qual a Cirurgia Ambulatória (CA), é um exemplo por excelência.
Vantagens do ambulatório
Um vasto número de cirurgias ao serem realizadas em regime de ambulatório com a mesma qualidade e segurança, proporcionam inúmeras vantagens aos doentes e aos profissionais de saúde tais como:
Uma menor possibilidade de complicações quer sejam decorrentes do ambiente em que os doentes se encontram (menor possibilidade de contraírem infecções de origem hospitalar por menor contacto com outros doentes que possam ser portadores de infecções graves), quer sejam resultantes da própria operação (a recuperação mais rápida dos doentes que evita que estes se encontrem por tempos prolongados no seu leito, permitirá reduzir a incidência de complicações na circulação sanguínea, no coração, nos pulmões, nos intestinos, etc). 
Uma maior disponibilidade de camas nos hospitais para outros doentes, melhorando a eficácia dos serviços de saúde no tratamento de doentes com problemas mais graves.  
Mais rápida integração familiar e socio-profissional possibilitando o apoio e o conforto da família de uma forma quase imediata que, se é importante para todos, se tornam fundamental quando pensamos em crianças e idosos; a possibilidade de um início da actividade profissional mais rápida, em virtude da evolução da tecnologia e aliada a uma maior motivação e incentivo para o retomar da vida diária normal é outro aspecto muito importante, e que tem impacte económico e social muito significativo. 
Uma maior humanização no atendimento ao doente, através de um serviço geralmente realizado numa Unidade sem a dimensão dos grandes Hospitais em que a humanização é mais difícil de obter, com uma equipa de profissionais motivados e empenhados num serviço de qualidade com grandes preocupações na informação e esclarecimento de doentes.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.