Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

SESARAM promove 1º Curso Teórico-prático de Acessos Vasculares para Hemodiálise 

A iniciativa é dirigida a médicos e a enfermeiros que lidam com doentes em programa de hemodiálise.  06-05-2022 Saúde e Proteção Civil
SESARAM promove 1º Curso Teórico-prático de Acessos Vasculares para Hemodiálise 

O Serviço de Nefrologia do SESARAM, EPERAM, dirigido pelo médico Gil Silva, promove, no dia 6 de maio, no Centro de Formação do SESARAM, EPERAM, o 1º Curso Teórico-prático de Acessos Vasculares para Hemodiálise. 

 

A iniciativa é dirigida a médicos e a enfermeiros que lidam com doentes em programa de hemodiálise. 

 

Este curso aborda temas essenciais para a melhoria da prática diária perante o doente hemodialisado, nomeadamente os diferentes tipos de acessos vasculares, as complicações infeciosas e não infeciosas dos acessos vasculares para hemodiálise, as estratégias de punção de um acesso vascular para hemodiálise e, ainda, ensinamentos para promover a educação dos doentes e profissionais de saúde nos cuidados a ter com o acesso vascular. 

 

Esta formação, coordenada pelo médico nefrologista Nuno Guimarães Rosa, e pelo enfermeiro Luís Fernandes, transmite conhecimentos teóricos e práticos no sentido de minimizar o risco de complicações. 

 

O programa formativo conta com a especial participação do médico nefrologista do Hospital Garcia de Orta, em Almada, Carlos Oliveira, e coordenador do Grupo de Estudos de Acessos Vasculares da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, que irá abordar “A importância do Acesso Vascular para Hemodiálise”. 

 

As restantes componentes teóricas e práticas constantes no programa formativo (em anexo) estão a cargo dos profissionais do Serviço de Nefrologia, nomeadamente dos médicos Ana Vida, Francisca Silva, João Carvão e Luís Resende, e dos enfermeiros Andrea Pinto, Maria José Olim e Lina Ornelas.