Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.
Pesquisar

RAM aposta na formação e diferenciação na área do trauma, da emergência e da catástrofe há mais de 18 anos 

“Desde 2004, realizamos 105 cursos e formamos mais de 5 mil pessoas da Madeira, 5 mil estudantes do Continente português e, ainda, estudantes internacionais, que optaram por se deslocar à região para realizar as nossas formações”. 19-09-2022 Saúde e Proteção Civil
 RAM aposta na formação e diferenciação na área do trauma, da emergência e da catástrofe há mais de 18 anos 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu, no dia 19 de setembro, à cerimónia de abertura do segundo bloco da 8ª Jornada de Trauma e Emergência da Madeira, organizada pelo Serviço de Saúde da RAM, em parceria com a Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC) no âmbito do seu 15º Aniversário. 

 

Na ocasião, Pedro Ramos sublinhou a importância deste tipo de formação e treino na área do trauma, da emergência e da catástrofe para a melhoria da resposta dos profissionais nas situações de exceção “o programa contempla seis cursos relacionados com estas áreas, no sentido de formar, educar, treinar e diferenciar todos os nossos profissionais para que a resposta em termos de saúde, nas situações de exceção, seja a melhor resposta, suportada pelos melhores conhecimentos e pelo melhor treino”. “Estes cursos são sempre a pensar numa melhor resposta do Serviço Regional de Saúde para a sua população”, reforçou. 

 

O governante lembrou que a Região Autónoma da Madeira tem vindo a investir neste tipo de formação há 18 anos “desde 2004, realizamos 105 cursos e formamos mais de 5 mil pessoas da Madeira, 5 mil estudantes do Continente português e, ainda, estudantes internacionais, que optaram por se deslocar à região para realizar as nossas formações”. Para esta semana são 241 horas de formação dirigidas a 480 formandos do país e do mundo. O programa conta com 115 instrutores regionais, nacionais e internacionais. 

 

O responsável pela tutela da Saúde e Proteção Civil agradeceu todo o empenho e dedicação dos formadores e de todos profissionais envolvidos neste programa formativo, com elevada importância para a RAM e para o Mundo. 

  

Este segundo bloco envolve diversos cursos relacionados com a área do trauma, da emergência e da catástrofe que irão decorrer nas instalações do Hospital Dr. Nélio Mendonça (Sala de Conferências; Centro de Simulação Clínica da Madeira e Centro de Formação), e no Centro de Socorro a Náufragos - Instalações do SANAS, para além do Simpósio programado no Colégio dos Jesuítas. 

 

Programação: 

DSTC – Definitive Surgical Trauma Care [de 19 a 21 setembro] 

DATC – Definitive Anaesthetic Trauma Care [de 19 a 21 setembro] 

Simpósio/ TESS (Trauma Emergency Surgery Symposium) [21 de setembro] 

MUSEC – Modular Ultrasounde Course ESTES Course [22 de setembro] 

ETC – European Trauma Course [de 23 a 25 Setembro] 

  

MRMI - Medical Response to Major Incidents [de 26 a 28 setembro] 

  

  

A cerimónia de abertura deste 2º conjunto de cursos integrados na 8ª Jornada de Trauma e Emergência da Madeira decorreu na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça e contou com a presença dos vários dirigentes da Saúde e Proteção Civil, nomeadamente da Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, do Diretor Clínico do SESARAM, Júlio Nóbrega, da adjunta da Direção de Enfermagem, Enfermeira Inês Gouveia, do adjunto da Direção Clínica para área da Formação, Investigação, Ensino e Inovação, Luís Vale, do Presidente da ALTEC, Carlos Mesquita, entre outros convidados. 

 

Recorde-se que o primeiro bloco desta 8ª Jornada de Trauma e Emergência decorreu de 4 a 9 de abril deste ano, agregou cinco cursos, nomeadamente: “FCCS – Fundamental Critical Care Support; ATLS –Advanced Trauma Life Support; ATCN – Advanced Trauma Care for Nurses; CrISP – Critically III Surgery Patiente do Royal College of Surgeons; SEPSIS – Curso Infeção e Sepsis”, envolveu 24 formadores da Região e do continente português e reuniu cerca de 100 participantes (médicos e enfermeiros). 

  

CLIQUE AQUI para aceder ao PROGRAMA da 8ª Jornada de Trauma e Emergência. 

 

CLIQUE AQUI para aceder à entrevista realizada ao Adjunto da Direção Clínica para área da Formação, Investigação, Ensino e Inovação, Luís Vale, e da coordenadora do Centro de Formação do SESARAM, Maritza Silva. [Diário de Notícias da Madeira – 18 de setembro]