Pesquisar

"A 29 de setembro de 2022 celebra-se o Dia Mundial do Coração, e o desafio é decidir com o coração!"

No ano de 2022, o lema do Dia Mundial do Coração é “Use o coração para cada coração”, dando relevo ao significado simbólico do coração. 27-09-2022 Saúde e Proteção Civil
"A 29 de setembro de 2022 celebra-se o Dia Mundial do Coração, e o desafio é decidir com o coração!"

No próximo dia 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração. 

 

Esta é uma iniciativa dinamizada pela Federação Mundial do Coração, organização que lidera a luta contra a doença cardíaca e o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, reúne a força de sociedades e fundações de cardiologia, em torno de um objetivo comum: a redução da mortalidade prematura por doença cardiovascular.

 

No Mundo, em Portugal e na Região Autónoma da Madeira, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade. A evidência científica demonstra que mudanças nos estilos de vida podem fazer a diferença na redução desta mortalidade. 

 

Neste contexto, no ano de 2022, o lema do Dia Mundial do Coração é “Use o coração para cada coração”, dando relevo ao significado simbólico do coração.

O desafio é tomar as decisões certas, em relação ao seu estilo de vida e ao ambiente que o rodeia. Agir com coragem e generosidade. Ajudar os outros a fazer estas mudanças. E envolver-se com esta causa. 

 

Reconhecendo o enorme coração que caracteriza o nosso povo, a Direção Regional da Saúde associa-se a este movimento e lança o desafio à nossa população: 

Cuide-se! Faça-o de coração, para o seu coração e para o coração de todos!

 

A Direção Regional da Saúde relembra ainda alguns cuidados:

• Reduza o sal de adição na alimentação diária;

• Evite alimentos processados e pré-cozinhados, pois são ricos em sal e açúcar;

• Opte por beber água ao longo do dia. Refrigerantes e sumos são sempre açucaradas;

• Escolha fruta fresca quando quiser consumir algo doce;

• Consuma 5 porções de vegetais e fruta ao longo do dia;

• Prepare lanches saudáveis para levar para a escola ou para o trabalho;

• Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

• Inicie uma prática de exercício de intensidade moderada e defina metas progressivas (até atingir, por exemplo, 10.000 passos por dia ou 30 minutos/dia, 3 a 5 dias por semana);

• Seja fisicamente ativo, aproveitando, por exemplo, pequenas deslocações para o trabalho e atividades em família;

• Não fume. Fumar é um dos principais fatores de risco para a doença cardíaca, afetando o fumador, os que o rodeiam e todo o ambiente.

• Evite todo o tipo de poluição.  Toda a poluição acumula-se e isso resulta em risco para a saúde do ambiente e de todos!


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.