Pesquisar

"A Madeira estará mais preparada para continuar a Salvar Vidas se tiver uma resposta integrada"

Segundo Pedro Ramos, a Madeira estará mais preparada para continuar a Salvar Vidas se tiver uma resposta integrada, associada a uma maior formação e diferenciação, às tecnologias e às novas ferramentas que estarão ao dispor.   26-09-2022 Saúde e Proteção Civil
"A Madeira estará mais preparada para continuar a Salvar Vidas se tiver uma resposta integrada"

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu à cerimónia de abertura do 25º Curso MRMI, no dia 26 setembro, Medical Response to Major Incidents, no Centro de Socorro a Náufragos, Instalações do SANAS, Santa Cruz. 

 

Esta iniciativa visa treinar todas as componentes envolvidas em cenários de catástrofe envolvendo diretamente todas as forças que integram a área da proteção civil e unidades de saúde. Pedro Ramos, sublinhou a importância deste curso teórico-prático no sentido de preparar os vários intervenientes das unidades públicas e privadas, das várias áreas de intervenção, para uma resposta integrada face a um eventual acidente com multivitimas.  

 

O governante aproveitou a oportunidade para agradecer e sublinhar a importância de todos os intervenientes que têm contribuído para a concretização deste programa de educação, treino, formação e diferenciação na área da resposta integrada ao trauma, emergência e catástrofe no sentido de proteger a população, os seus bens e o seu património. Ao representante do Board Europeu MRMI, neste 25º Curso representado pelo médico israelita Itamar Ashkenazi, dirigiu umas palavras de agradecimento e reconhecimento, sublinhando a importância de todos sem exceção “este percurso faz-se com todos, começamos juntos e continuamos juntos”, sublinhou. 

 

Pedro Ramos recordou que desde 2010, a Região Autónoma da Madeira já viveu várias situações de exceção, nomeadamente as aluviões, os incêndios, quedas de árvores, acidentes de autocarro, entre outros, onde “a reposta foi chamada a ser utilizada”, advertindo também para um panorama mais desafiante nos próximos anos “o futuro será mais desafiante, com as alterações climáticas, com os desafios demográficos, e temos de estar sempre preparados”.  

 

Sob a sua perspetiva, a Madeira estará mais preparada para continuar a Salvar Vidas se tiver uma resposta integrada, associada a uma maior formação e diferenciação, às tecnologias e às novas ferramentas que estarão ao dispor.  

 

O governante lembrou ainda que são já mais de 2000 formandos e cerca de 70 instrutores regionais, nacionais e internacionais que constituem o MIDTC, criado em 2016, sob proposta e supervisão do Board Europeu, através do professor responsável do MRMI Sten Lennquist. 

 

Este curso representa a 25º edição desta formação realizada por um grupo de instrutores, na sua maioria profissionais de saúde e de proteção da RAM. Nesta edição serão formados mais de 160 profissionais de diferentes áreas da Região Autónoma da Madeira. 

 

Esta edição decorre com uma particularidade diferente dos cursos anteriores, com a possibilidade de simular e treinar a capacidade de resposta dos profissionais face a um eventual acidente com multivitimas com base nos recursos existentes nas unidades de saúde existentes na região. 

 

O 25º curso MRMI pretende treinar todas as componentes envolvidas em cenários de catástrofe envolvendo diretamente todas as forças que integram a área da proteção civil e unidades de saúde. 

 

O curso, integrado na 8ª Semana de Emergência da Madeira, decorre entre os dias 26 e 28 de setembro, e é da responsabilidade do Madeira International Disaster Training Center (MIDTC), em parceria com a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, o Serviço de Saúde da RAM, EPERAM, e o Serviço Regional de Proteção Civil.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.