Pesquisar

Curso de Catástrofe na Madeira forma 167 profissionais

O exercício teórico-prático permitiu aos dirigentes e profissionais das diversas áreas treinar e aprofundar as suas responsabilidades, em contexto e condições muito próximas da realidade regional, tendo como referência o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da RAM, (PREPCRAM) tirando partido dos recursos existentes e das unidades públicas e privadas da RAM para uma resposta integrada. 29-09-2022 Saúde e Proteção Civil
 Curso de Catástrofe na Madeira forma 167 profissionais

De 26 a 28 de setembro, decorreu no Centro de Socorro a Náufragos, Instalações do SANAS, Santa Cruz, o 25º Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI) o qual permitiu formar e diferenciar na Região Autónoma da Madeira, 167 profissionais de diferentes áreas da saúde, social, proteção civil, forças de segurança, miliares, e jornalistas. Uma iniciativa do Madeira International Disaster Training Center (MIDTC), em parceria com a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, o Serviço de Saúde da RAM, EPERAM, e o Serviço Regional de Proteção Civil. 

 

Esta edição do curso, dirigida pelo médico anestesiologista do SESARAM, Luís Vale, decorreu com uma particularidade diferente das edições anteriores, uma vez que  foi possível assegurar a simular e treinar a capacidade de resposta dos profissionais face a um acidente com multivitimas, com base nos recursos existentes nas unidades de saúde existentes na região, permitindo treinar todas as componentes envolvidas em cenários de catástrofe. 

 

O exercício teórico-prático permitiu aos dirigentes e profissionais das diversas áreas treinar e aprofundar as suas responsabilidades, em contexto e condições muito próximas da realidade regional, tendo como referência o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da RAM, (PREPCRAM) tirando partido dos recursos existentes e das unidades públicas e privadas da RAM para uma resposta integrada.

 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, também acompanhou e participou em alguns dos exercícios de simulação dinamizados nesta edição que foi também um teste à operacionalidade do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da RAM (PREPCRAM).

 

Nesta edição foram formados 167 profissionais de diferentes áreas da RAM, bombeiros, técnicos de emergência, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes de proteção civil, forças militares (Exército e Força Aérea) e de segurança (PSP, GNR), Polícia Judiciária, gestores, assessores de comunicação, jornalistas, entre outras entidades públicas e privadas da RAM. 

 

A realização deste 25º Curso foi da responsabilidade de 36 instrutores MRMI, na sua maioria são profissionais de saúde do SESARAM e do Serviço Regional de Proteção Civil e contou com o apoio do Board Europeu MRMI, representado pelo médico cirurgião de Israel, Itamar Ashkenazi. 

 

Recorde-se que este curso está integrado no segundo bloco de formação das 8as Jornadas de Trauma e de emergência da Madeira que decorreu entre os dias 26 e 28 de setembro, no Serviço de Saúde da RAM, com várias atividades formativas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.