Pesquisar

Acesso aos cuidados de saúde mental será melhorado

Pedro Ramos anunciou que está prevista a contratação de dois especialistas para o serviço público de saúde, que irão reforçar esta área. A regularização da situação contratual dos psiquiatras que prestam serviços no SESARAM também está garantida e dará maior estabilidade aos profissionais desta área, segundo explicou o secretário regional da Saúde. 01-02-2017 Saúde e Proteção Civil
Acesso aos cuidados de saúde mental será melhorado

O Serviço de Saúde vai ter internamento psiquiátrico para as situações mais agudas. Esta foi uma das conclusões do conselho de saúde mental da RAM, que reuniu ontem pela primeira vez.

Este órgão regional na dependência direta do secretário regional da Saúde é composto por 22 intervenientes da sociedade na área da saúde mental.

Pedro Ramos afirmou que a prioridade, neste momento, é dar uma melhor resposta no tratamento, todavia este conselho vai trabalhar na preparação de um plano regional de saúde mental que terá como principal eixo de acção a  prevenção e o diagnóstico precoce, bem como um melhor acompanhamento do tratamento.  Toda esta acção será concretizada a partir das equipas concelhias de saúde mental que serão constituídas  nos centros de saúde.

Relativamente à falta de psiquiatras, o secretário regional da Saúde disse que a Regiãpo tem  os 8 médicos desta especialidade necessários para assegurar um melhor acesso dos utentes às consultas, divididos entre o serviço público e instituições privadas contratualizadas pelo Governo Regional para esta área.

 A solução é  encetar uma melhor articulação e organização entre as instituições. Todavia, Pedro Ramos anunciou que está prevista a contratação de dois especialistas para o serviço público de saúde, que irão reforçar esta área. A regularização da situação contratual dos psiquiatras que prestam serviços também está garantida, segundo explicou o secretário regional da Saúde. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.