Pesquisar

Aneurisma tratado ontem com sucesso no SESARAM

Estimam-se entre 20 a 25 casos por ano de rotura de aneurisma cerebral na Região. Esta patologia é muito grave e deve ser tratada em tempo útil, até ás 72h após o evento. Cerca de 60 a 65% são tratados pelo serviço de Neurocirurgia do SESARAM com intervenção cirúrgica e os restantes são tratados pela Neurorradiologia de Intervenção. 12-02-2017 Saúde e Proteção Civil
Aneurisma tratado ontem com sucesso no SESARAM

Um caso de aneurisma foi tratado, ontem com sucesso, no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.

Pela dimensão populacional da RAM estimam-se entre 20 a 25 casos por ano de rotura de aneurisma cerebral. Esta patologia é muito grave, colocando em risco a vida do doente e deve ser tratada em tempo útil, até ás 72h após o evento. Cerca de 60 a 65% são tratados pelo serviço de Neurocirurgia do SESARAM com intervenção cirúrgica e os restantes são  tratados pela Neurorradiologia de Intervenção.

Atualmente, os neurorradiologistas do SESARAM  recorrem à colaboração de médicos diferenciados e com maior casuística nesta técnica, pelo que neste contexto, o SESARAM fez deslocar de imediato, o neurorradiologista de intervenção, Ângelo Carneiro, para conjuntamente com os neurorradiologistas do serviço regional procederem à embolização do aneurisma.

A intervenção demorou cerca de 2h e foi muito sucedida, conforme afirmou a diretora clínica do Serviço de Saúde da Região, Regina Rodrigues.

A resposta rápida e eficaz a esta emergência clínica envolve várias especialidades (Emergência Médica Pré-hospitalar, Medicina Interna, Neurologia, Neurocirurgia, Imagiologia, Radiologia de Intervenção, Anestesiologia, Medicina Intensiva. enfermeiros e técnicos) com diferenciação em Neurovascular.

O SESARAM está a ultimar um protocolo com o Hospital de Santo António para agilizar a colaboração na radiologia de intervenção. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.