Pesquisar

Madeira prepara-se para arrancar com a primeira unidade de saúde familiar

Uma comitiva liderada pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos visitou hoje, várias unidades de saúde de Matosinhos. 03-03-2017 Saúde e Proteção Civil
Madeira prepara-se para arrancar com a primeira unidade de saúde familiar
Recomendada pela assessora do seu gabinete para os cuidados primários, Ana Nunes e pelo ex –presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Maciel Barbosa,  esta visita teve como objetivo conhecer “todo o sistema organizacional de uma unidade local de saúde e a sua integração com os 4 centros de saúde, que lhe prestam apoio” disse o secretário regional da Saúde. 
 A visita teve dois momentos. Num primeiro momento, a comitiva foi conhecer o Hospital Pedro Hispano e ver todo o circuito do doente naquela unidade, a cirurgia do ambulatório  e o hospital de dia, “uma vez que rapidamente contamos ter este nível de organização na Região Autónoma da Madeira” afirmou Pedro Ramos.

Na parte da tarde, a equipa de Pedro Ramos deslocou-se ao centro de saúde São Mamede em Festa, para perceber como estão organizadas a unidade de cuidados continuados, a unidade de saúde familiar, a unidade de cuidados personalizados e a unidade de recursos assistenciais partilhados. 

Pedro Ramos considerou esta visita, que contou com a presença do presidente da ARS do Norte, Pimenta Marinho, como “muito positiva”, na medida em que a Madeira prepara-se para arrancar com o projeto piloto da unidade de saúde familiar, no concelho da Ponta de Sol. 
Esta unidade local de Matosinhos foi escolhida precisamente por servir uma população semelhante à da Região, cerca de 200 mil utentes. 
O secretário regional da Saúde prossegue a sua viagem, participando amanhã, em Lisboa, num debate sobre o financiamento da saúde em Portugal, promovido pelas várias ordens profissionais. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.