Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

18 mil consultas de planeamento familiar e mais de 66 mil contraceptivos distribuídos por ano

Pedro Ramos considera que a Madeira tem estado na linha da frente do planeamento familiar 31-03-2017 Saúde e Proteção Civil
18 mil consultas de planeamento familiar e mais de 66 mil contraceptivos distribuídos por ano

Na Madeira por ano são distribuídos gratuitamente mais de 66 mil contraceptivos nos centros de saúde da Região, entre pílulas, implantes, dispositivos e preservativos, num investimento de cerca de 390 mil euros por ano.

Em termos de consultas de planeamento familiar realizam-se por por ano cerca de 18 mil consultas médicas de planeamento familiar e 25 mil consultas de enfermagem neste âmbito, sendo o Centro de Saúde do Bom Jesus, seguido de Câmara de Lobos, os locais que registam maior afluência a estas consultas.

Estes números foram anunciados pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos na sessão de abertura do seminário promovido esta manhã, pela Associação para o Planeamento Familiar.

Pedro Ramos considerou estes resultados  “ganhos em saúde” nomeadamente na promoção de comportamentos saudáveis face à sexualidade, na redução da incidência das infecções de transmissão sexual, na redução da mortalidade e morbilidade materna, perinatal e infantil, na promoção de uma maternidade e paternidade responsáveis.

Por seu lado,  disse “este acesso facilitado ao planeamento familiar, à educação e à contracepção são, seguramente, a melhor forma de combater o aborto e a gravidez indesejada”.

O secretário regional da Saúde elogiou o empenho dos profissionais nesta área e agradeceu a realização daquele seminário para os mesmos,  pois contribuem para uma reflexão essencial conjunta sobre os desafios atuais do planeamento familiar.