Pesquisar

Técnica mini invasiva de imagem cardíaca no tratamento da coronária esquerda promovida no SESARAM

Iniciativa nacional Day at the Cath Lab (D@CL) promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) no SESARAM 07-04-2017 Saúde e Proteção Civil
 Técnica mini invasiva de imagem cardíaca no tratamento da coronária esquerda promovida no SESARAM
Imagiologia coronária: Técnica IVUS promovida no SESARAM 
 

A Unidade de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção do Serviço de Cardiologia, do Serviço de Saúde da RAM (SESARAM), acolheu esta na sexta-feira, 7 de abril, uma edição da iniciativa nacional Day at the Cath Lab (D@CL), promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).

A sessão teórica-prática realizou-se no laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia de Intervenção do Hospital Dr. Nélio Mendonça e teve como foco a técnica não invasiva de imagem cardíaca: IVUS, com especial ênfase no tratamento do tronco comum da coronária esquerda.

Esta iniciativa reuniu a participação de 6 médicos cardiologistas especialistas na área da intervenção coronária de diferentes hospitais do país, nomeadamente do Hospital de Santo António do Porto, do Hospital de Braga, do Hospital de Évora, e os especialistas do Hospital Dr: Nélio Mendonça.

Os D@CL pretendem fomentar a partilha de conhecimentos e experiência sobre temas específicos da cardiologia de intervenção, num ambiente informal de normal funcionamento dos laboratórios de hemodinâmica, num conceito tipo hands-on.
O programa preliminar deste D@CL contempla:
- Apresentação do Laboratório/Atividade
- Apresentação do 1º Doente
- Apresentação/revisão de landmark RCT’s da ICP TC
- Apresentação do 2º Doente
- Apresentação – O papel do IVUS no Cath Lab 2017
- Casos Clínicos & Tips and Tricks

- Indicação, estratégia.

O inicio dos trabalhos contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, da Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Maria Tomásia Alves, diretora clínica, Regina Rodrigues, e enfermeira diretora, Dalila Freitas.
 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.