Pesquisar

Madeira tem uma taxa de cobertura vacinal acima dos 98 %

Esta elevada cobertura vacinal permite imunizar quem é vacinado, mas também evitar a propagação de doenças, uma vez que a imunidade de grupo impede a circulação de agentes patogénicos. 20-04-2017 Saúde e Proteção Civil
Madeira tem uma taxa de cobertura vacinal acima dos 98 %

A Secretaria Regional da Saúde informa que a Madeira tem uma taxa de cobertura vacinal acima dos 98 % nas 13 vacinas recomendadas pelo plano nacional de vacinação, o que nos garante a imunidade da população em todas as doenças alvo do esquema vacinal recomendado.

Esta elevada cobertura vacinal permite imunizar quem é vacinado, mas também evitar a propagação de doenças, uma vez que a imunidade de grupo impede a circulação de agentes patogénicos.

O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais é a entidade de saúde regional que coordena o programa de vacinação a nível regional, acompanhando o esquema de vacinação recomendado pela Direcção Geral de Saúde, assessorado pela Comissão Técnica Regional de Vacinação.

O esquema de vacinação recomendado tem como objetivo obter a melhor proteção, na idade mais adequada e o mais precocemente possível.

Considerando a situação epidémica de sarampo que ocorre em território de Portugal continental desde janeiro do corrente ano, o IASAÚDE tem vindo a emitir vários comunicados informativos aos serviços de saúde e às escolas.

Refira-se que:

  1. Não há registo de casos de sarampo na Região Autónoma da Madeira (RAM) no período em referência acima.
  2. O último caso de sarampo confirmado na RAM ocorreu em 2013, tratando-se à data de um caso importado de uma turista alemã não vacinada. Além deste caso de sarampo ocorrido há cerca de 4 anos, o último caso de sarampo confirmado nesta Região data de 1999.
  3. A cobertura vacinal na RAM em relação ao sarampo é igualmente alta, sendo acima dos 98% para a primeira dose e 97% para a segunda dose pelo que a probabilidade de propagação do vírus do sarampo é muito reduzida mesmo em meio escolar.
  4. As recusas da vacinação na Região são diminutas. No ano passado foi apenas uma. E desde 2010 registaram-se 25 recusas. Todavia, o IASAÚDE está  a convocar as crianças que faltaram à vacinação contra o sarampo, inclusive estas recusas.
  5. A Região dispõe de 1500 vacinas, stock suficiente para cobrir as necessidades nesta vacina.
  6.  A vacinação é reconhecida como a principal medida de prevenção. É gratuita e está disponível. O Programa Regional de Vacinação recomenda a vacinação com duas doses, aos 12 meses e aos 5 anos de idade.
  7. §  Os Centros de Saúde da RAM, em estreita colaboração com as comunidades educativas e outros parceiros comunitários estarão disponíveis para prestar informações e esclarecer dúvidas sobre a situação do sarampo, enquanto doença, cadeia de transmissão da mesma, vacinação, grupos de risco, medidas de gestão perante um caso possível ou provável, bem como, estão a proceder ao levantamento das crianças elegíveis e com prioridade para cumprirem a VASPR I ou VASPR II, sempre que a situação vacinal em falta justifique a convocatória e vão proceder a essa mesma convocatória.
  8. Mais informamos que a Direção-Geral da Saúde, através do endereço infosarampo@dgs.pt, presta informações aos representantes da Comunidade Escolar. E, por outro lado, a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) assegura, como habitualmente, respostas concretas às questões colocadas pelo telefone.
  9. O IASAÚDE, IP-RAM continua a acompanhar a situação a nível nacional e mantém os mecanismos de vigilância epidemiológica habituais de forma integrada e articulada com a rede de Autoridades de Saúde Regionais.
  10.  Relativamente à vacina da grávida contra a tosse convulsa que desde 2016 foi  introduzida no esquema vacinal recomendado pela DGS, a Região aguarda pela conclusão de um procedimento nacional para aquisição, o qual deverá ficar concluído até final de Abril.  Refira-se que existem cerca de 300 vacinas disponíveis nas farmácias comunitárias da Região

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.