Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Quatro unidades distinguidas pelas boas práticas no controlo das infecções

Pedro Ramos alertou para a necessidade urgente de diminuir a utilização de antibióticos, como forma de diminuir a resistência aos antimicrobianos e ao aparecimento de infecções. 09-05-2017 Saúde e Proteção Civil
Quatro unidades distinguidas pelas boas práticas no controlo das infecções

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira atribuiu uma menção honrosa aos 4 serviços que alcançaram os melhores indicadores de qualidade no âmbito do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos. O Serviço de Doenças Infeciosas, a Central de Esterilização e os Centros de Saúde da Quinta Grande e do Curral das Freiras foram as unidades distinguidas pelo trabalho, dedicação e resultados obtidos pelas equipas de profissionais.

            A distinção de quatro serviços do SESARAM marcou o encerramento da Semana de Prevenção e Controle de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), que decorreu de 2 a 5 de maio de 2017, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça e presidida pelo o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos.Na oportunidade, Pedro Ramos alertou para a necessidade urgente de diminuir a utilização de antibióticos, como forma de diminuir a resistência aos antimicrobianos e ao aparecimento de infecções e lembrou que há medidas simples que salvam vidas,  como o gesto de higienizar as mãos. 

            Esta semana do PPCIRA, que vai já  na 3ª edição,  teve como objetivo alertar os profissionais de saúde, os utentes, os visitantes e público em geral para o cumprimento rigoroso das boas práticas de prevenção e controlo da infeção e da resistência aos antimicrobianos, dando resposta ao apelo da Organização Mundial de Saúde, da Direção Geral de Saúde e do Grupo de Coordenação Nacional de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos.

            Paralelamente à apresentação de diversos temas no domínio da Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, a iniciativa contemplou sessões de promoção para a saúde nos cuidados de Saúde Primários (CSP), Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados (RRCCI), em 40 Escolas da RAM com ensino pré-escolar e básico e em 10 lares da RAM.

 


Anexos

Descritores