Pesquisar

SESARAM promoveu "Embarque na Anestesiologia"

A sessão, que reuniu 17 jovens médicos, contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, a presidente do Conselho de Administração, Maria Tomásia Alves, a diretora do internato médico, Ana Paula Reis, e médicos do Serviço de Anestesiologia, entre outros. 16-05-2017 Saúde e Proteção Civil
SESARAM promoveu "Embarque na Anestesiologia"

O Serviço de Anestesiologia do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E (SESARAM), dirigido pelo médico anestesiologista, Eugénio Mendonça, realizou no dia 16 de maio de 2017 no Centro de Simulação Clínica da Madeira (CSCM), a VII edição do “Embarque na Anestesiologia”.

O evento, destinado aos alunos de medicina e Internos do Ano Comum, foi organizado pelos médicos internos da especialidade, nas várias áreas de atuação, por forma a dar a conhecer, na prática, o trabalho dos anestesiologistas e a dinâmica da especialidade.

A sessão, que reuniu 17 jovens médicos, contou com a presença do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, a presidente do Conselho de Administração, Maria Tomásia Alves, a diretora do internato médico, Ana Paula Reis, e médicos do Serviço de Anestesiologia, entre outros.

Através desta iniciativa, o Serviço de Anestesiologia ambiciona atrair a atenção destes jovens para esta especialidade como uma opção para o seu futuro profissional.

Importa referir que o Serviço de Anestesia proporciona estágios opcionais aos alunos e internos do Ano Comum como forma de dar a conhecer a dinâmica da especialidade. Estes estágios permitem a familiarização e o treino de algumas técnicas básicas e avançadas transversais ao exercício da medicina nas várias especialidades, como por exemplo: noções de farmacologia, monitorização, cateterização venosa e arterial, abordagem da via aérea, tratamento da dor e reanimação.

O programa contemplou a abordagem aos seguintes temas:

Introdução à Anestesiologia (áreas de domínio e formação específica da anestesiologia, história da anestesiologia); Medicina Perioperatória (avaliação e preparação pré operatória, monitorização no intraoperatório, técnicas e cuidados intraoperatórios, cuidados pós anestésicos imediatos); Tratamento da Dor pelo Anestesista (dor aguda, analgesia de parto, unidade de dor crónica do Hospital Dr. Nélio Mendonça); O Doente Crítico ao Cuidado do Anestesista (emergência pré-hospitalar, o anestesista e os cuidados intensivos).

Nas diferentes mesas redondas assumiram o papel de moderadores e de palestrantes os médicos especialistas, Eugénio Mendonça (diretor do serviço), Luís Vale, Mara Vieira, Ricardo Rodrigues e Sofia Muller.

Alguns temas foram abordados por médicos internos da especialidade, nomeadamente: Diogo Costa, Luísa Fernandes,  Mariano Veiga, Mauro Mendonça e Michael Lopes.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.