Pesquisar

Direção regional participa em vários eventos nacionais e internacionais dedicados à Longevidade

O encontro realizou-se em Lisboa, tendo sido oportuno debater sobre o Projeto Regional, liderado por Ana Clara Silva e sobre as linhas de Ação definidas para a Estratégia Regional para o Ecossistema da Longevidade e ainda a importância da epidemiologia do envelhecimento para a formulação e implementação de políticas públicas. 26-05-2023 Saúde e Proteção Civil
Direção regional participa em vários eventos nacionais e internacionais dedicados à Longevidade

No decorrer desta semana a Direção Regional das Políticas da Longevidade, marcou presença em 4 eventos, nos quais se debateram os desafios da Longevidade, a promoção do envelhecimento saudável, mas também a exigente proteção do envelhecimento vulnerável.

 

No contexto inegável do envelhecimento demográfico a nível mundial, impõe-se o debate sobre políticas públicas de longevidade que permitam enfrentar os desafios relacionados com a sustentabilidade dos sistemas de proteção social, nomeadamente nas pensões e sistemas de saúde. Por outro lado, importa também um novo olhar sobre as oportunidades relacionadas com a longevidade para o sector económico, nomeadamente no que se refere à inovação e tecnologia, à saúde, aos transportes, à habitação e turismo.

 

Sob o tema: “Leaving no One Behind”, organizado pelo Internacional Longevity Centre UK, no passado dia 23 de maio, debateu-se a importância da imunização ao longo da vida e em particular na idade adulta e acima dos 50 anos de idade. Neste evento que decorreu ao lado da 76.ª Assembleia Mundial de Saúde, subordinada ao tema “75 anos: Salvar Vidas, Saúde para todos”, que decorre entre 21 a 30 de maio, em Genebra, Suíça, Ana Clara Silva integrou uma mesa redonda “à distância” e teve oportunidade de partilhar ideias com vários especialistas de renome internacional sobre a importância das politicas de longevidade que incorporam a promoção e a proteção da saúde, incluindo a vacinação na idade adulta. 

 

No mesmo dia pelas 17:00 horas, numa outra  iniciativa “Desafios em Saúde: a prevenção como prioridade pública em Portugal e na Europa”, organizada pela GSK e o Jornal Público, que também reuniu um conjunto de especialistas, nacionais e internacionais, com vista a discutir a importância que os diferentes Estados-Membros da União Europeia dão à prevenção e o papel que a vacinação representa nas estratégias de saúde dos países do Velho Continente, cuja população é das mais envelhecidas do mundo. A diretora regional integrou o painel subordinado ao tema: “Defender a população mais vulnerável contra as ameaças infeciosas preveníveis pela vacinação”, cujo convite evidenciou “o caso de estudo da Madeira, ímpar em Portugal e um claro exemplo do que deve ser a prioridade pública na resposta aos desafios demográficos da longevidade e do envelhecimento”.

 

Num encontro promovido pela Associação Age Friendly Portugal, no dia 24 de maio, a diretora regional reuniu-se com o Prof. Dr. Alexandre Kalache (médico epidemiologista e atual Presidente do ILC Brasil (International Longevity Centre), reconhecido como uma referência mundial, quer no combate ao idadismo, quer como responsável pelos conceitos e movimentos das Cidades Amigas do Idoso e do Envelhecimento Ativo e Saudável, aquando responsável pelo Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS, entre 1995-2008). Foi também fundador da Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da London School of Hygiene and Tropical Medicine e criou o primeiro mestrado em Promoção da Saúde da Europa.

 

O encontro realizou-se em Lisboa, tendo sido oportuno debater sobre o Projeto Regional, liderado por Ana Clara Silva e sobre as linhas de Ação definidas para a Estratégia Regional para o Ecossistema da Longevidade e ainda a importância da epidemiologia do envelhecimento para a formulação e implementação de políticas públicas. De entre as entidades participantes neste evento, destacam-se as empresas Fidelidade, Santander, Kelly Services, Clusater Advisory, Geras, 40+Lab, JPAB e Make a Whish Portugal.

 

Por último, a diretora regional foi também oradora no 3º Workshop Internacional do AGELESS promovido pelas Irmãs Hospitaleiras – Sagrada Família, subordinado ao tema “Engaging persons with disabilities at risk of premature ageing in physical exercise and sport activity at home” tendo-se realizado no passado dia 25 de maio. Esta iniciativa contou com parceiros de Espanha, mais concretamente do Club Deportivo Sanatorio Marítimo (CSDM), de Gijón, da Casa de Hermanas Hospitalarias Centro Pai Menni, na Galícia, e ainda de França, a saber a Association Benoit Menni e a Fondation Saint Jean de Dieu (FSJD), Paris.

 

Na sequência destas participações, Ana Clara afirmou que “todas estas iniciativas ilustram bem o interesse dos distintos sectores de atividade pública e privada pelo envelhecimento demográfico que se torna ainda mais relevante quando no decorrer desta semana, a Comissão Europeia alertou Portugal para o efeito desafiante do envelhecimento demográfico sobre a sustentabilidade das finanças públicas relacionadas com pensões e saúde, quando as estimativas do rácio de dependência dos idosos ascenderá a 62,8% e será a mais alta dos Estados-Membros”, disse.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.