Pesquisar

Pedro Ramos recebeu Associação da Madeira de Esclerose Múltipla

A terapêutica utilizada para o tratamento desta doença tem como principal objetivo controlar a atividade da doença no sentido de atrasar a progressão da incapacidade dos doentes, a prevenção dos surtos e controlo dos sintomas. 30-05-2023 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos recebeu Associação da Madeira de Esclerose Múltipla

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, recebeu, hoje, 31 de maio o dirigente da Associação da Madeira de Esclerose Múltipla (AMEM), Nélio Olim, com o objetivo de apresentar as principias atividades dinamizadas por esta associação.

 

A AMEM surgiu na Madeira, no ano de 2019, e atualmente dá apoio a cerca de 160 utentes portadores desta doença. Na sua maioria são mulheres, com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos.

 

A par de todo ao apoio ao nível da prestação de cuidados de saúde, medicação e reabilitação, aos doentes portadores desta doença, o governo regional, através do Instituto de Administração da Saude assegura o apoio anual no valor de cinco mil euros, desde o ano de 2021, à associação.

 

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, caracterizada pela desmielinização e neuro degeneração no Sistema Nervoso Central. É diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).

 

As manifestações clínicas da esclerose múltipla variam desde alterações motoras, sensibilidade, visuais, cognitivas, entre outras.

 

A terapêutica utilizada para o tratamento desta doença tem como principal objetivo controlar a atividade da doença no sentido de atrasar a progressão da incapacidade dos doentes, a prevenção dos surtos e controlo dos sintomas.

 

Na região, os doentes portadores de esclerose múltipla são seguidos no Serviço Regional de Saúde.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.