Pesquisar

Coordenador da Unidade de AVC do SESARAM recebeu prémio europeu

A cerimónia de entrega oficial do prémio decorreu na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça e contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque e do coordenador da iniciativa Angels, Keiryn Vine. 27-06-2017 Saúde e Proteção Civil
Coordenador da Unidade de AVC do SESARAM recebeu prémio europeu O médico internista Rafael Freitas, coordenador da unidade de AVC do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira foi distinguido com o prémio europeu “ Angels Spirit of Excellence” atribuído pela iniciativa Angels em parceria com a European Stroke Organisation – ESO. 

A cerimónia de entrega oficial do prémio decorreu na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça e contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, do coordenador da iniciativa Angels, Jan Van der Mewer e da consultora Angels em Portugal, Cláudia Queiroga.

Na oportunidade, Miguel Albuquerque mostrou-se satisfeito com esta distinção atribuída a um médico da Madeira, fato que prova a qualidade e a diferenciação dos nossos profissionais e dos nossos cuidados hospitalares  e terminou a sua intervenção, afirmando " precisamos de mais Rafaéis Freitas". 
Desenvolvida em parceria com a European Stroke Organisation – ESO, a ANGELS Initiative é dinamizada desde Maio de 2016 na Europa, e está presente em onze países, com o objetivo de promover a criação de unidades do AVC e de otimizar a qualidade de tratamento nas Unidades de AVC já existentes.
Neste sentido, a ANGELS, em parceria com a ESO, iniciou o programa de reconhecimento individual “The Spirit of Excellence Awards 2017 for Commitment to Excellence in Stroke Care”, onde, após nomeação, foram selecionados apenas 4 vencedores, entre os quais o Coordenador da Unidade de AVC, Rafael Freitas, nomeado por elementos da comunidade AVC portuguesa que o distinguem “pela determinação, implementação e coordenação de toda a dinâmica da U-AVC (…) foi resiliente e pelo seu espírito abnegado, conseguiu que a U-AVC esteja operacional com todas as valências atuais”.
Este prémio atribuído ao coordenador da Unidade de AVC, médico especialista na área de Medicina Interna, Rafael Freitas é para a Madeira, e em particular para o Serviço de Saúde da RAM, motivo de orgulho e de grande satisfação.
A Unidade de AVC do SESARAM entrou em funcionamento em 2009 e dispõe de 4 camas para o internamento de fase aguda, dependente do Serviço de Medicina Interna e do Serviço de Neurologia.Tem um média anual  de internamentos de 175 doentes, realizando cerca de 40 trombólises por ano. Desde Março deste ano passou a realizar trombectomias.
Este procedimento  defini-se como a técnica de reperfusão das artérias cerebrais mais recente e mais eficaz existente na actualidade, e é mais uma terapêutica de ponta disponível no SESARAM, para os doentes com AVC no estado grave e muito grave.
Na Região Autónoma da Madeira estima-se que sejam cerca de 80 os doentes, por ano, a necessitar desta intervenção. No geral, são os doentes com AVC que têm uma grande probabilidade de ficar com lesões altamente incapacitantes. A trombectomia tem alta probabilidade de reduzir, a gravidade das lesões causada pelo AVC e devolver ao doente a capacidade funcional desejável, contribuindo decididamente para o seu bem-estar social e psíquico.
A extensão desta unidade a mais 4 camas para a continuidade dos cuidados é o objetivo a curto prazo.

 



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.