Pesquisar

Unidade do Doente Frágil do SESARAM em destaque na Revista da Ordem dos Médicos

A UDF, pioneira na Região Autónoma da Madeira e no País, surge na sequência da sensibilidade existente para o problema da fragilidade e de um desafio lançado pela Direção Clínica e pelo Conselho de Administração do SESARAM, EPERAM. 28-03-2024 Saúde e Proteção Civil
Unidade do Doente Frágil do SESARAM em destaque na Revista da Ordem dos Médicos

A Unidade do Doente Frágil (UDF) do Serviço Regional de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM), foi destacada na revista da Ordem dos Médicos.  

 

A UDF, pioneira na Região Autónoma da Madeira e no País, surge na sequência da sensibilidade existente para o problema da fragilidade e de um desafio lançado pela Direção Clínica e pelo Conselho de Administração do SESARAM, EPERAM.

 

Esta Unidade está localizada no Hospital dos Marmeleiros, e tem, como principal objetivo promover cuidados altamente diferenciados de saúde a doentes frágeis e servir de interface entre a alta clínica e o regresso ao domicílio, processo no qual se avalia todos os fatores, incluindo o impacto negativo que uma hospitalização pode gerar em termos de funcionalidade na pessoa frágil. A UDF tem benefícios na redução da mortalidade, de complicações e de reinternamentos e na melhoria da qualidade de vida.

 

A transição do internamento hospitalar para o domicílio é um período crítico, que requer uma comunicação e uma coordenação regular com os Cuidados de Saúde Primários, de forma a permitir que as ações executadas e planeadas tenham continuidade.

 

Esta unidade está integrada no Serviço de Medicina Interna e iniciou, a sua atividade a 15 de julho de 2021, tendo permitido o regresso de 227 utentes ao seu domicílio. Conta com uma equipa multidisciplinar com profissionais de saúde de diferentes áreas, e tem como coordenadores o médico especialista em medicina interna, Miguel Homem Costa, e a enfermeira Helena Paula Lemos.

 

Recorde-se, que a Unidade do Doente Frágil do SESARAM, foi várias vezes agraciada e distinguida por projetos desenvolvidos pela sua equipa.

 

REVISTA ORDEM DOS MÉDICOS 2024 (Artigo UDF, disponível aqui) 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.