Pesquisar

Madeira inova no tratamento das arritmias

SESARAM implanta micro dispositivo de monitorização cardía 15-07-2015 Saúde e Proteção Civil
 Madeira inova no tratamento das arritmias O SESARAM acaba de implantar o primeiro micro dispositivo para monitorização cardíaca, dando assim início a uma nova era no diagnóstico cardíaco. 
O implante foi realizado pelos cardiologistas Nuno Santos e Graça Caires e pela sua equipa num doente com desmaios de repetição e de causa desconhecida após realização de diversos exames complementares.
O novo sistema de monitorização de arritmias cardíacas é 80 por cento menor que os dispositivos atualmente disponíveis. Apesar de ser significativamente mais pequeno, o novo dispositivo permite uma monitorização contínua durante três anos e é disponibilizado com um sistema de monitorização remota (wireless), que permite uma avaliação à distância do aparelho e possibilita o envio de notificações perante a presença de determinadas arritmias cardíacas.

De acordo com o diretor do Serviço de Cardiologia, Décio Pereira “o implante deste novo dispositivo marca uma nova era no diagnóstico cardíaco na região da Madeira. A partir de agora vai ser possível monitorizar o ritmo cardíaco destes doentes à distância através de um sistema wireless que faz uma avaliação do aparelho, enviando notificações sempre que é detetada uma arritmia cardíaca”.

“O dispositivo está indicado para determinados doentes com desmaios, palpitações mantidas, cuja investigação clínica e laboratorial extensa não é conclusiva, bem como em doentes com um risco acrescido de arritmias cardíacas em situações específicas. Com o novo equipamento, o diagnóstico dos problemas relacionados com o ritmo do coração é agora mais preciso e confortável e os doentes têm acesso a um tratamento mais adequado e rápido”, explica Nuno Santos, cardiologista responsável pelo primeiro implante do dispositivo na Madeira.
 
 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.