Pesquisar

Medicamentos em menos de 12 horas na Região

Via verde do medicamento até ao final do ano, garantiu o secretário regional da Saúde, referindo que este é um assunto já tratado em reunião mantida com a APIFARMA. 04-10-2017 Saúde e Proteção Civil
Medicamentos em menos de 12 horas na Região

O Governo Regional da Madeira prepara-se para implementar uma “ via verde”  do medicamento na Região até ao final deste ano. 

Isto mesmo,  assegurou  aos jornalistas o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos à saída do conselho de Governo, que decorreu esta tarde.

A insularidade não pode constituir um constrangimento no acesso aos medicamentos e por isso mesmo, Pedro Ramos quer uma maior agilidade nos processos de transporte, distribuição. 
O secretário quer todos os medicamentos em menos de 12 horas na Região, referindo que este é um assunto já tratado em reunião mantida com a APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) 
Pedro Ramos  disse ainda que é interesse da Secretaria Regional da Saúde adquirir os novos fármacos designados de biosimilares. Estes fármacos são produtos biológicos altamente semelhantes aos medicamentos inovadores, produzidos a partir de um organismo vivo, como células de bactérias. Os medicamentos biológicos e seus biossimilares são indicados para a reposição de certos hormônios e para o tratamento de diversas doenças crônicas e agudas.
Pedro Ramos quer que os utentes do Serviço de Saúde da Região tenham acesso a estes fármacos, pelo que está neste momento em análise a possibilidade de um protocolo com a APIFARMA, de forma a que as percentagens de obtenção dos medicamentos na Região sejam as mesmas concedidas aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.
"Se estão a ter essa capacidade de resposta, e os doentes precisam desses fármacos, nós temos de dar esses fármacos aos nossos pacientes", disse, salientando que apesar de serem caros, são importantes  porque garantem mais eficiência e eficácia aos tratamentos, o que se significa uma redução de custos comparativamente aos outros fármacos. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.