Pesquisar

Espirometrias nos centros de saúde

As doenças respiratórias são uma das principais causas de morte na Região, pelo que a implementação de exames de diagnóstico nos centros de saúde para detecção precoce destas doenças é uma prioridade 27-10-2017 Saúde e Proteção Civil
Espirometrias nos centros de saúde

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos referiu hoje, no âmbito das 2º Jornadas de Patologia Respiratória e Imunoalergologia que decorrem até amanhã no Funchal, que a prevalência das doenças respiratórias é preocupante, sendo uma das principais causas de morte na Região.  Neste sentido, o diagnóstico precoce é essencial, pelo que será implementada uma rede de espirometrias nos centros de saúde da Região, anunciou o secretário da tutela.

“Há um caminho que temos de iniciar” disse Pedro Ramos, considerando necessária uma articulação entre as especialidades hospitalares e os médicos de família realçando a importância destes últimos na deteção precoce. “São os primeiros agentes” afirmou, referindo que haverá um reforço do número de médicos de família, que assegurará uma maior cobertura da população.

A espirometria é uma análise à função respiratória que permite avaliar o volume de ar que pode ser mobilizado, em valor absoluto ou em função do tempo através da comparação com valores de referência.

Através desta podem ser diagnosticadas doenças respiratórias, tais como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a Asma Brônquica e a deteção de alterações quando existem sintomas respiratórios.  


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.