Pesquisar

Governo Regional tem feito a sua parte de forma séria e com sentido de responsabilidade pública.

Governo Regional da Madeira quer que deputados da Madeira votem a favor das propostas que estão na Assembleia da República e que claramente colocam verbas no Orçamento de Estado de 2018 para o Novo Hospital da Madeira. 20-11-2017 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional tem feito a sua parte de forma séria e com sentido de responsabilidade pública. Na sequência das declarações proferidas hoje pelo deputado eleito pela Madeira à Assembleia da República, Paulino Ascensão,  o Governo Regional da Madeira considera necessário proceder ao seguinte esclarecimento.
1. O financiamento do Novo Hospital não ficou resolvido com o orçamento de Estado de 2017 que consagrou a obrigação do Estado em comparticipar em 50 por cento esta infraestrutura. Importa esclarecer, mais uma vez,  que o concurso público internacional  só pode ser aberto  se houver dotação orçamental plurianual inscrita nos dois orçamentos,  regional e nacional. 

2. Recorde-se que  o Governo Regional da Madeira, através de ofício de 9 de Janeiro de 2017, enviado ao Ministério das Finanças,  solicitou que fossem iniciados os procedimentos para a candidatura do Novo Hospital da Madeira a Projeto de Interesse Comum, e que para o efeito fosse nomeado o grupo de trabalho nacional/regional. 

3. Este grupo só foi nomeado em Setembro último, após a entrega do orçamento nacional na Assembleia da República. De acordo, com o despacho nº 8855/2017 de 27 de Setembro que nomeia este grupo é referido que lhe compete dar início aos procedimentos de candidatura, incluindo o modelo de financiamento (nº 2 do referido despacho). Daqui se depreende, que o Governo Regional está “prisioneiro” das competências atribuídas a este grupo. 

4. Se houvesse vontade política efetiva para apoiar o co- financiamento deste hospital, tal como assumido publicamente pelo Sr. Primeiro Ministro,  este grupo teria sido constituído o mais tardar em Maio deste ano, para que a candidatura a Projeto de Interesse Comum fosse aprovada em Junho e as verbas serem inscritas  no Orçamento de Estado para 2018. 

5. Relativamente às acusações que o Governo Regional da Madeira não terá feito a sua parte,  no que se refere ao caderno de encargos, aos projetos de arquitetura e engenharia e expropriações de terrenos necessários ao lançamento do concurso público internacional, esclarecemos  que nos últimos 6 meses foram desenvolvidos os projetos de arquitetura e engenharia,  que tiveram de ser adaptados às novas realidades da Região. Por seu lado, as expropriações estão a decorrer normalmente e escalonadas,  de modo a estarem terminadas para início da obra,  nos tempos legais previstos. 

6. O Governo Regional da Madeira reitera, desta forma que a construção do Novo Hospital é uma prioridade e tem feito a sua parte de forma séria e com grande sentido de responsabilidade pública.

7. Perante esta realidade, o Governo Regional da Madeira não espera que outra coisa venha a acontecer que não a votação a favor das propostas que estão na Assembleia da República e que claramente colocam verbas no Orçamento de Estado de 2018 para o Novo Hospital da Madeira.

8. Não vamos pactuar, nem aceitar, que um projeto estrutural e decisivo para a Madeira e para Portugal seja utilizado permanentemente como arma de arremesso política contra um Governo Regional e sobretudo contra os madeirenses, que são portugueses. 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.