Pesquisar

Atividade gripal na Região permanece baixa

Cobertura vacinal contra a gripe atingiu os 54 por cento na população com 65 ou mais anos 23-01-2018 Saúde e Proteção Civil
Atividade gripal na Região permanece baixa

A Madeira regista neste momento uma atividade gripal baixa, tendo-se verificado uma atividade mais elevada na última semana de Dezembro,  conforme informou o Presidente do Instituto da Administração da Saúde (IASAUDE), Herberto Jesus, no âmbito de uma conferência de imprensa destinada a fazer um ponto de situação relativo à época gripal 2017/2018.

Numa semana em que a Região registou a segunda morte por gripe A, o IASAÚDE apela a que as pessoas tomem as precauções habituais para esta época do ano, protegendo-se do frio e a procurarem os centros de saúde caso tenham sintomas gripais, evitando o serviço de urgência, que deve ser utilizado face a sintomas mais severos e em caso de doença crónica associada.

Na actual época gripal, a Madeira registou sete internamentos por gripe A. Destes cinco já tiveram alta e dois permanecem internados nos cuidados intensivos. Existiram ainda, duas pessoas com co – morbilidades associadas, não vacinadas, que morreram.

Herberto Jesus destacou ainda a boa cobertura vacinal contra a gripe, superior à do ano passado, na população com 65 e mais de anos (54%) e cerca de 6 500 doentes dos grupos de risco vacinados.

O Presidente do IASAÚDE disse também que caso se justifique a Região ativará o plano de contingência da gripe, acrescentado que a atividade gripal está a ser monitorizada e avaliada  dia-a –dia. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.