Pesquisar

Santana com quase 100 por cento de cobertura da população com médico de família

Pedro Ramos concluiu visita aos centros de saúde de Santana 29-06-2018 Saúde e Proteção Civil
Santana com quase 100 por cento de cobertura da população com médico de família O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos concluiu ontem, as visitas aos centros de saúde do concelho de Santana, no âmbito do Roteiro da Saúde, iniciado em Março deste ano. Esta iniciativa de proximidade tem levado o governante a reunir-se com os profissionais de saúde dos vários centros de saúde da Região, tendo já visitado todas estas unidades dos concelhos de Santa Cruz, Machico, Ponta de Sol e Santana. 
Pedro Ramos faz um balanço positivo destas visitas de trabalho, na medida em que tem reunido com todos os grupos profissionais afetos a estas unidades de saúde, numa proximidade, que tem permitido auscultar os problemas funcionais, mas também perceber o desempenho e a motivação das equipas. 
Relativamente a Santana,  refira-se que este concelho dispõe de um centro de saúde concelhio com um serviço de urgência, que funciona todos os dias das 8h às 22 horas, o qual realizou no ano passado 8 015 atendimentos, com uma média diária de atendimento de 22 utentes.  
 A par deste funcionam mais 5 centros de saúde, um em cada uma das freguesias que asseguram uma taxa de cobertura da população em médico de família de 100 por cento,  na maioria das unidades de saúde, à excepção do centro de saúde de Santana, em que esta cobertura é mais baixa.  Dos 7 494 utentes inscritos, apenas 18,5% não têm médico de família, sendo todavia asseguradas consultas com médico de recurso, as quais totalizaram 930, em 2017. 
A taxa de frequência dos utentes nestas unidades de saúde é também das mais elevadas da Região, sendo que 65 % frequenta o seu  centro de saúde, pelo menos uma vez por ano.
 Na próxima semana, Pedro Ramos inicia a visita às unidades de saúde do concelho do Funchal. 

29 de Junho de 2018


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.