Pesquisar

Cintigrafias de perfusao miocardica na Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM

A Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM reforça a sua capacidade de resposta ao nível da prestação de cuidados com a realização de cintigrafias de perfusao do miocárdio. 06-08-2019 Saúde e Proteção Civil
Cintigrafias de perfusao miocardica na Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM

A Unidade de Medicina Nuclear do SESARAM reforça a sua capacidade de resposta ao nível da prestação de cuidados com a realização de cintigrafias de perfusao do miocárdio.
Decorreu no dia 6 de agosto a realização dos primeiros exames em dois utentes acompanhados pelo Serviço de Cardiologia do SESARAM.
Os exames decorreram na Unidade de Medina Nuclear do SESARAM, com a participação de uma equipa multidisciplinar de médicos, técnicos de medicina nuclear e de cardiopneumologia, enfermeiros, uma física e uma farmacêutica, entre outros profissionais.
A equipa médica foi constituída pelo cardiologista, Gomes Serrão e pelo especialista em medicina nuclear de Coimbra, Tiago Saraiva.
Este exame de diagnóstico da cardiologia utiliza técnicas de medicina nuclear que tem como objetivo avaliar a perfusão do músculo cardíaco em sobrecarga e/ou repouso. Consiste na administração intravenosa de um radiofármaco para estudar a distribuição do fluxo sanguíneo no miocárdio.
É uma técnica não invasiva que permite avaliar se existe isquemia (sofrimento miocárdico) que traduz doença arterial coronária.
Este tipo de exame é também indicado para doentes onde já existe a doença arterial coronária conhecida e que já foram submetidos a alguns tratamentos, permitindo avaliar se após os tratamentos ainda existe ou não isquemia para, se necessário, reorientar para outros tratamentos.
É uma ferramenta valiosa também para os doentes já com doença coronária grave, após enfartes, uma vez que possibilita a avaliação do estudo da viabilidade miocárdica. 
  As cintigrafias de pressão do miocárdio têm elevada capacidade e acuidade diagnóstica, avaliam determinada presença de isquemia e permitem quantificá-la, possibilitando um melhor estudo global do doente.
Este exame de diagnóstico, que era realizado numa entidade externa ao SESARAM, na RAM, passa a estar disponível no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.