Pesquisar

SRS celebra parceria para potenciar inovação em Saúde

O H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB é um acelerador de inovação para a área da saúde, que tem como objetivo contribuir para a implementação de projetos inovadores através de um ecossistema de incubação de ideias, constituído por entidades públicas e privadas de referência no setor da saúde. 07-10-2019 Saúde e Proteção Civil
SRS celebra parceria para potenciar inovação em Saúde

O H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB é um acelerador de inovação para a área da saúde, que tem como objetivo contribuir para a implementação de projetos inovadores através de um ecossistema de incubação de ideias, constituído por entidades públicas e privadas de referência no setor da saúde.

O Governo Regional da Madeira, através do Serviço de Saúde da RAM, é uma das entidades pioneiras a integrar este ecossistema, em colaboração com a Universidade da Madeira e a StartUp Madeira, potenciando assim a capacidade de inovação em saúde na Região Autónoma da Madeira.

Esta parceria estratégica foi materializada no passado dia 02 de outubro com a assinatura de um acordo de cooperação técnico-científica entre a PremiValor Consulting e a Secretaria Regional da Saúde.

O H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB visa incentivar a investigação e a inovação para o desenvolvimento de projetos e futuras STARTUPS no sector da saúde, que contribuam para: 

  • O aumento da qualidade de vida dos doentes/utentes;

  • A melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde;

  • A obtenção de ganhos de eficiência, aumento de produtividade e redução de custos dos hospitais.

Entre as principais áreas de investigação a promover encontram-se a transformação digital e IoT, a gestão hospitalar inteligente, a monitorização remota de doentes, a integração de informação e metadados, a inovação de dispositivos médicos e a prevenção da infeção hospitalar. Estes temas, previamente identificados, foram detalhados e validados no terreno em conjunto com profissionais de saúde do SESARAM, entre os quais médicos, enfermeiros, engenheiros, gestores e técnicos superiores, num workshop realizado no passado dia 02 de Outubro no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Outras iniciativas foram levadas a cabo para assinalar o arranque do H-INNOVA – Health INNOVAtion HUB, como o seminário Inovação e Empreendedorismo em Saúdeorganizado em parceria entre a PremiValor Consulting, o SESARAM e a Universidade da Madeira. Este evento reuniu um conjunto de especialistas na área da inovação em saúde e transformação digital, onde foram debatidos temas como oportunidade e desafios do IoT ao serviço da saúde, transformação digital e formas de estabelecer pontes entre o conhecimento científico as necessidades do mercado e formas de financiamento dos projetos.

Através de edições anuais sucessivas, o H-INNOVA: Health INNOVAtion HUB irá reconhecer e premiar os melhores projetos, através do H-INNOVA – Health Inovation Award®, desenvolvidos por investigadores, alunos e professores universitários na vertente de inovação e empreendedorismo no setor da Saúde.

Os candidatos interessados em participar na primeira edição do H-INNOVA - Health INNOVAtion Award® devem reunir um grupo de dois a cinco elementos que estejam a frequentar cursos de licenciatura, pós-graduação ou mestrado em estabelecimento de ensino em Portugal ou no estrangeiro.

As candidaturas poderão ser submetidas no primeiro semestre do ano letivo 2019/2020 entre outubro e novembro e no segundo semestre entre fevereiro e março de 2020.

O grupo vencedor receberá um prémio monetário de 5.000 euros (valor bruto) para os alunos, e um prémio de 2.500 euros (valor bruto) para o(s) orientador(es), caso sejam acompanhados por um ou mais orientadores. Os melhores projetos poderão ainda ter acompanhamento por parte de profissionais de saúde e especialistas na área económico-financeira, com vista a potenciar a implementação dos mesmos e poderem resultar em STARTUPS de sucesso.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.