Pesquisar

RAM apresenta Programa inovador para eliminar VIH e Hepatites Virais – FOCUS

O Programa FOCUS é lançado na RAM e no primeiro ano espera-se que cerca de 60 mil exames detetem e previnam doenças como o VIH e hepatites virais. 23-11-2019 Saúde e Proteção Civil
RAM apresenta Programa inovador para eliminar VIH e Hepatites Virais – FOCUS

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, destacou a importância da implementação do Programa FOCUS na RAM, de forma inovadora e única na Europa. "Esta é uma estratégia onde o Governo Regional aposta convictamente e constitui a aposta prioritária número 1 em matéria de Saúde".

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, (SESARAM) é a primeira organização pública portuguesa selecionada para desenvolver o Programa FOCUS, uma iniciativa que visa eliminar a transmissão do VIH e hepatites virais. É um programa de saúde pública que tem sido desenvolvido nos Estados Unidos desde 2010, através do qual mais de nove milhões de exames de sangue já foram realizados para o VIH, hepatite B e hepatite C. A sua implementação foi possível graças ao acordo de colaboração entre a Secretaria Regional de Saúde da Proteção Civil e a Gilead Sciences, promotora da iniciativa nos EUA e que financia o projeto em Portugal.

O Programa FOCUS é lançado na RAM e no primeiro ano espera-se que cerca de 60 mil exames detetem e previnam doenças como o VIH e hepatites virais.

A RAM será um exemplo de sucesso para todo o país na luta contra não só a hepatite C, mas também contra a hepatite B e o VIH.

A implementação deste programa permitirá diminuir o tempo entre o rastreio, o diagnóstico e o tratamento, respondendo a diversas recomendações internacionais nomeadamente a OMS.

 A apresentação do FOCUS acontece no início da Semana Europeia, de 23 a 30 de novembro, do teste do VIH- Hepatites.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.