Pesquisar

Pedro Ramos destaca a importância destes cursos para diferenciação dos profissionais de saúde do SESARAM

Serviço de Otorrinolaringologia do SESARAM promove a 7ª edição do Curso de Cirurgia Otológica no Hospital Dr. Nélio Mendonça. No âmbito desta iniciativa serão intervencionados 8 utentes com deficiência auditiva. 21-11-2019 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos destaca a importância destes cursos para diferenciação dos profissionais de saúde do SESARAM

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil participou, hoje, 21 de novembro, na sessão de abertura da 7ª edição do Curso de Cirurgia Otológica no Hospital Dr. Nélio Mendonça, destinado a médicos otorrinolaringologistas de todo o país. Trata-se de uma iniciativa do Serviço de Otorrinolaringologia do Serviço de Saúde da RAM (SESARAM). Na ocasião o governante destacou a importância destas atividades formativas para “atingirmos o patamar de excelência ao nível da prestação de cuidados de saúde na RAM, com formação e diferenciação”, disse.
A iniciativa decorre entre os dias 21 e 23 de novembro de 2019, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça e reúne cerca de 20 especialistas das várias zonas do país para acompanhar em direto as cirurgias otológicas, a decorrer no bloco operatório, sob a coordenação do reconhecido médico alemão, especialista nesta área, Doutor Parwis Mir-Salim, Diretor do Serviço de ORL da Clínica Friedrichshain, em Berlim.
A metodologia do curso consiste na apresentação dos casos clínicos, discussão e visualização da técnica cirúrgica. À semelhança das edições anteriores será estabelecida uma ligação em direto que possibilitará a interação entre cirurgião no bloco operatório e os especialistas presentes na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
No âmbito desta iniciativa serão intervencionados 8 utentes, estimativa, nas seguintes especificidades cirúrgicas: estapedotomia, timpanoplastia, timpanoplastia por técnica endoscópica, mastoide-epitimpanectomia com timpanoplastia e implante coclear.
A realização deste curso é da responsabilidade dos médicos especialistas do Serviço de ORL do SESARAM, nomeadamente, Carlos Martins (diretor de serviço), Miguel Furtado, Marisol Plácido, Rogério Fernandes, Tatiana Carvalho, Paulo Fernandes e Afonso Castro (médico interno).

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.