Pesquisar

Pedro Ramos anuncia Rastreio visual infantil a partir de 2020

A partir de 2020 será implementado na RAM o rastreio visual infantil e o valor do cartão kit bebé será aumentado. Estas medidas foram anunciadas pelo secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, no 2º Seminário: "Nascer, Crescer...e Ser Feliz". 20-12-2019 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos anuncia Rastreio visual infantil a partir de 2020
O secretário regional de Saúde e Proteção de Civil, Pedro Ramos, anunciou, hoje, que a partir do ano de 2020 será implementado na Região Autónoma da Madeira, o rastreio visual infantil e o aumento do valor do cartão Kit Bebé, medidas com impacto positivo na saúde e bem estar da população infantil e suas famílias. O anúncio foi feito no 2º seminário: Nascer, Crescer …e Ser Feliz, uma iniciativa da Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira cujo o objetivo é contribuir para o aumento da literacia em saúde junto dos jovens estudantes de enfermagem.
Na sua intervenção o governante destacou o papel dos serviços de saúde nas diferentes fases da vida humana, desde o nascimento até ao envelhecimento, assente na humanização, rigor, qualidade e segurança.
Pedro Ramos recordou algumas das medidas já implementadas pelo Governo Regional, no último mandato, nomeadamente as seguintes Estratégias:
- Estratégia Regional para a Promoção de Saúde Oral;
- Estratégia Regional para as Doenças Respiratórias Crónicas;
- Estratégia Regional para a promoção de Saúde Mental;
- Estratégia Regional para a promoção da Alimentação Saudável e Segura
“Todas estas estratégias regionais estão implementadas, são transversais aos diferentes escalões etários da sociedade e estão a ser monitorizadas”, disse.
No âmbito da saúde mental,  mais concretamente na área da psiquiatria infantil e juvenil, o Serviço de Saúde da RAM dispõe atualmente de 3 médicas especialistas nesta área e no próximo ano, esta área, será reforçada com o regresso do estrangeiro de uma outra pedopsiquiatra.
Pedro Ramos, referiu que “vamos continuar esta política de investimento na área da Saúde e temos que nos preparar para os grandes desafios que se irão colocar à nossa sociedade, a médio prazo, nomeadamente a questão do envelhecimento populacional e as alterações climáticas”, disse.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.