Pesquisar

Plano de contingência para o novo Coronavírus (2019-nCov) está em vigor.

Na Região Autónoma da Madeira o plano de contingência para o novo Coronavírus (2019-nCov) está em vigor. 31-01-2020 Saúde e Proteção Civil
Plano de contingência para o novo Coronavírus (2019-nCov) está em vigor.

Na Região Autónoma da Madeira o plano de contingência para o novo Coronavírus (2019-nCov) está em vigor. Profissionais de Saúde (médicos e enfermeiros) e Bombeiros já receberam as normas e as orientações que definem os procedimentos de segurança em casos suspeitos do novo Coronavírus (2019-nCov) e têm participado em reuniões sectoriais e formações especificas alusivas a esta matéria.

 

A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil está acompanhar a evolução de toda esta situação, em plena articulação com os restantes serviços de saúde e da área da proteção civil.  Ao longo desta semana tem decorrido várias reuniões com objetivo de melhorar e operacionalizar alguns procedimentos previstos no Plano de Contingência para o novo Coronavírus (2019-nCov).

 

A Autoridade Regional de Saúde tem mantido  contatos regulares com diferentes entidades na Região Autónoma da Madeira, desde os aeroportos, os portos, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, marinas, alfândega, Direção Regional de Turismo, Serviços de Informação e Segurança (SIS), unidades hoteleiras, entre outros.

 

Todas as entidades regionais já receberam informação por parte do Instituto de Administração da Saúde com algumas orientações caso seja detetado algum caso suspeito. Inclusive todos os suportes de informação e de divulgação da linha disponibilizada para o efeito (800242420) já foram distribuídos por todas os serviços e foi solicitado a sua fixação em locais visíveis.

 

A par da divulgação da linha SRS 24(800242420), foram também disponibilizados cartazes informativos a alertar para a importância da adoção de medidas simples, para prevenir qualquer tipo de infeção e de transmissão de vírus, tais como lavar, frequentemente, as mãos.

 

Importa recordar que todas estas iniciativas estão em plena articulação com a Direção Geral da Saúde e com as orientações emanadas pela  Organização Mundial da Saúde, que no dia 30 de janeiro de 2020, declarou  a situação de Emergência de Saúde Pública de âmbito Internacional.

 

Além de circulares informativas e normativas, o IASAÚDE, IP-RAM, emitiu um Alerta de saúde pública que reúne a informação mais recente sobre casos de infeção por novo Coronavírus a nível internacional, que podem ter implicações para Portugal Continental e para a Região.

 

As estruturas da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, em articulação intersectorial, têm vindo a ativar os recursos necessários para a melhor resposta a esta infeção emergente na RAM.

 

Entre as várias atividades desenvolvidas esta semana no âmbito do plano de contingência para o novo Coronavírus, o presidente do Instituto de Administração da Saúde, Herberto Jesus, deslocou-se, hoje, 31 de janeiro, ao Porto Santo para contatar com os profissionais de saúde do centro de saúde local e entidades locais.

 

Para o dia 03 de fevereiro, pelas 18h:00, está agendada a apresentação pública do Plano de Contingência para o novo Coronavírus (2019-nCov), nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil (auditório), aberta ao público em geral.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.