Pesquisar

Madeira preparada para fazer face ao Novo Coronavírus

Madeira preparada para fazer face ao Novo Coronavírus 03-02-2020 Saúde e Proteção Civil
Madeira preparada para fazer face ao Novo Coronavírus

Na Região Autónoma da Madeira o plano de contingência para o novo Coronavírus (2019-nCov) está em vigor. Após ter sido dado conhecimento aos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros), bombeiros e aos profissionais da Cruz Vermelha, ontem, dia 03 de fevereiro, foi apresentado às diferentes entidades regionais, com as quais o Instituto de Administração tem mantido contatos regulares.

A apresentação do plano de contingência para as infeções emergentes foi da responsabilidade do presidente do Instituto de Administração da Saúde, Herberto Jesus, Autoridade Regional de Saúde na RAM, que alertou para a importância da recolha de informação sobre o novo coronavírus em fontes credíveis nacionais e internacionais.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil,  Pedro Ramos, defendeu que a Região deve estar preparada “para quando acontecer” e assegurou que a Madeira está preparada para fazer face ao Novo Coronavírus, caso se registe algum caso.

O Hospital Dr. Nélio Mendonça é a unidade de saúde na RAM diferenciada escolhida para receber os casos suspeitos do novo coronavírus e foi também criado um corpo de bombeiros como formação só para assegurar o transporte ao nível do pré-hospitalar.

O Plano de contingência para as infeções emergentes, como é o caso do novo coronavírus, estabelece as normas e as orientações a serem implementadas pelos profissionais de saúde e da área da proteção civil. “Este plano é do Sistema Regional de Saúde, engloba o sistema regional de saúde público, privado e convencionado”.

Para avaliação do risco e deteção de infeção pelo novo coronavírus, é importante ligar para o número  800 24 24 20.  Do outro lado da linha irá atender um operador especializado o qual irá orientar no procedimento a adotar.

 

O Instituto de Administração da Saúde disponibiliza a partir de 04 de fevereiro, um microsite com toda a informação sobre o Novo Coronavírus.

 

Microsite: http://apps.iasaude.pt/novocoronavirus2019/


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.