Pesquisar

“Madeira a Sorrir” promove saúde oral nas escolas

O programa regional, “Madeira a Sorrir” coordenado pela médica dentista Catarina Melo, tem como principal objetivo melhorar a higiene oral das crianças, reduzir a prevalência de patologias orais, como a cárie dentária, bem como incutir hábitos de higiene oral. 27-02-2020 Saúde e Proteção Civil
“Madeira a Sorrir” promove saúde oral nas escolas

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, hoje, 27 de fevereiro, numa iniciativa promovida pelo grupo de profissionais de saúde afetos ao programa de saúde oral na RAM, “Madeira a Sorrir” na Escola Básica do Primeiro Ciclo com Pré Escolar Ribeiro Domingos Dias, Funchal. Esta escola a exemplo da Escola Básica do Lombo da Guiné, no Arco da Calheta, a exemplo de outras, são dois bons exemplos identificados pelos profissionais de saúde no cumprimento dos objetivos definidos pelo programa de saúde oral na RAM. As crianças fazem a escovagem dos dentes todos os dias na escola e ainda o bochecho de quinze em quinze dias.

As atividades promovidas no ano de 2019 e 2020 abrangeram 109 escolas, um total de 15 118 alunos de diferentes idades. O objetivo é atingir todos os estabelecimentos de ensino e apostar na prevenção com a adoção de boas práticas por parte de todas as escolas aderentes.

O programa regional, “Madeira a Sorrir” coordenado pela médica dentista Catarina Melo, tem como principal objetivo melhorar a higiene oral das crianças, reduzir a prevalência de patologias orais, como a cárie dentária, bem como incutir hábitos de higiene oral.

No âmbito deste programa são desenvolvidas sessões de educação para a saúde oral e atividades didáticas nas escolas por parte da equipa de médicos dentistas e higienistas orais do SESARAM.

A prevenção é a base primordial deste projeto, motivo pelo qual são realizadas, para além do ensino da escovagem dentária, outras atividades que promovam um aumento de literacia em saúde da cavidade oral, principais doenças orais e a importância de uma higiene oral cuidada.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.