Pesquisar

Ordens profissionais entregam câmaras de proteção para os profissionais do HNM

As 9 câmaras foram disponibilizadas ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, através do programa: “Todos Por Quem Cuida”. Uma iniciativa da Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos. 03-06-2020 Saúde e Proteção Civil
Ordens profissionais entregam câmaras de proteção para os profissionais do HNM

O Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM) recebeu hoje 9 câmaras de entubação doadas pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos que, ao abrigo do programa Todos Por Quem Cuida, permitem criar medidas adicionais de proteção aos profissionais de saúde.

Estas câmaras de entubação são de acrílico e funcionam como proteção adicional no momento em que um doente com a eventualidade de ser um positivo é entubado por um profissional de saúde.

De acordo com o Diretor Clínico do HNM, Júlio Nóbrega, as câmaras proporcionam o uso de “um mecanismo de barreira que permite defender o profissional de saúde da exposição às gotículas que o doente emana naquele ato de entubação”.

Esta é mais uma forma de evitar que um profissional de saúde seja contaminado pela COVID-19, justamente neste ato de entubação.

Uma das nove câmaras ficou já disponível no Centro de Simulação Clínica local onde, por videochamada, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, se juntou ao momento de demonstração do uso destas câmaras. Miguel Guimarães enalteceu a resposta do Serviço Regional de Saúde no âmbito desta pandemia, considerando ser “um exemplo a seguir”.  

O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos ressalvou que a entrega das 9 câmaras de entubação chegaram “no momento certo. Estas câmaras de proteção serão uma mais valia para reforçar a segurança dos profissionais de saúde”, disse.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.