Pesquisar

Situação Epidemiológica da COVID-19 na RAM – 26 de novembro de 2020

Hoje há 12 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 726 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de 3 casos importados (2 provenientes da Região Norte de Portugal e 1 da Alemanha) e 9 casos de transmissão local, na sua maioria associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados. Os contactos de 3 destes casos encontram-se ainda em investigação. 26-11-2020 Saúde e Proteção Civil
Situação Epidemiológica da COVID-19 na RAM – 26 de novembro de 2020

A Direção Regional de Saúde vem pelo presente atualizar a informação sobre a situação epidemiológica da COVID-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM):

  • Até ao dia 26 de novembro, foram contabilizadas na RAM 2186 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.
  • Hoje há 12 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 726 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Trata-se de 3 casos importados (2 provenientes da Região Norte de Portugal e 1 da Alemanha) e 9 casos de transmissão local, na sua maioria associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados. Os contactos de 3 destes casos encontram-se ainda em investigação.
  • Sobre os casos confirmados hoje, a assinalar que: 
  • Um caso importado diz respeito a um profissional de saúde do SESARAM, EPERAM. A assinalar que, uma vez cumpridas as recomendações das autoridades de saúde, este profissional não compareceu ao serviço até ao resultado deste teste;
  • Um caso de transmissão local diz respeito a um profissional do SESARAM, EPERAM, que se encontrava ontem em estudo. As restantes situações que se encontravam em estudo, não se confirmaram. As medidas de vigilância continuam em curso no serviço de saúde.
  • Um caso de transmissão local diz respeito a 1 profissional não docente de um estabelecimento de ensino no concelho do Funchal, com ligação a um caso anteriormente identificado. O plano de contingência do estabelecimento está ativo.
  • Um caso de transmissão local diz respeito a 1 criança que frequenta outro estabelecimento de ensino no concelho do Funchal, e que permanecia em isolamento profilático após contacto com um caso positivo. O plano de contingência do estabelecimento está ativo.
  • Hoje há mais 9 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 552 casos recuperados de COVID-19.
  • Até à data, foram registados 2 óbitos associados à COVID-19 na RAM.
  • São 172 os casos ativos, dos quais 46 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 126 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 27 são não-residentes e 145 são residentes na RAM.
  • Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 27 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 143 em alojamento próprio e 2 pessoas encontram-se internadas - 1 na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19 e 1 doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.
  • Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1388 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 6247 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
  • No total, há 182 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 2 proveniente da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 180 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.
  • Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 17887 chamadas, mais 159 chamadas nas últimas 24h.

Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que:

  • No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 109362 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje;
  • No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 173994.

Informação mais detalhada sobre a situação epidemiológica na RAM está disponível no site www.covidmadeira.pt e o registo de viajantes no sistema de vigilância da COVID-19 MadeiraSafe está acessível em madeirasafe.com


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.