Pesquisar

SESARAM realiza o primeiro rastreio de sensibilização do cancro colorretal na RAM

O cancro colorretal é a doença oncológica com maior incidência anual em Portugal contabilizando 10 501 casos segundo dados da Organização Mundial de Saúde em 2020. É a segunda causa de mortalidade por cancro no país, sucedendo ao cancro do pulmão. 15-03-2021 Saúde e Proteção Civil
SESARAM realiza o primeiro rastreio de sensibilização do cancro colorretal na RAM

Realiza-se entre os dias 15 e dia 31 de março, o primeiro rastreio de sensibilização do cancro colorretal na Região Autónoma da Madeira, integrado na Campanha de Sensibilização do Cancro Colorretal, Março Azul.

​ 

​O cancro colorretal é a doença oncológica com maior incidência anual em Portugal contabilizando 10 501 casos segundo dados da Organização Mundial de Saúde em 2020. É a segunda causa de mortalidade por cancro no país, sucedendo ao cancro do pulmão.

 

​Esta ação de rastreio tem como objetivo primordial a sensibilização da população para a importância do rastreio e do diagnóstico precoce, uma vez que se trata de uma situação possível de ser prevenida e tratável, quanto mais precocemente detetada.

 

​A médica do Serviço de Cirurgia Geral do SESARAM, do sector colorretal, Maria Olim, foi a impulsionadora desta ação de sensibilização.

 

​Os 300 testes imunoquímicos de pesquisa de sangue oculto nas fezes, para esta campanha de sensibilização, teve o apoio da Europacolon Portugal.

 

​Esta iniciativa é feita em parceria com o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

​São vários os serviços do SESARAM envolvidos nesta iniciativa: Serviço de Cirurgia Geral pela iniciativa e organização; o Serviço de Patologia Clínica, o Serviço de Gastrenterologia com a realização das colonoscopias aos rastreios positivos, a Medicina Geral e Familiar nos Centros de Saúde, bem como as equipas de Enfermagem.

 

​Destaca-se ainda nesta ação a colaboração do Núcleo de Investigação Dra. Isabel Mendonça.

 

​A campanha conta com a distribuição de materiais informativos e estão disponíveis contactos para esclarecimento adicional de dúvidas através de:


​Email: rastreiocolorretal@sesaram.pt
​Telemóvel: 966 432 214


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.