Pesquisar

Madeira e Açores reforçam cooperação na saúde

O Secretário Regional da Saúde, João Faria Nunes encontra-se, este fim semana, de visita aos Açores, onde esteve presente na cerimónia de abertura do curso internacional de catástrofe, ministrado pelo grupo de formadores do SESARAM. 21-02-2016 Saúde e Proteção Civil
Madeira e Açores reforçam cooperação na saúde O Secretário Regional da Saúde, João Faria Nunes que se encontra em visita aos Açores durante, este fim de semana,  participou esta manhã, na cerimónia de abertura do curso internacional de catastrófe, que decorre na ilha Terceira, no âmbito da semana de formação que está a ter lugar naquele arquipélago, ministrada pelo grupo de formadores do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. 
Nesta cerimónia, que é o primeiro acto oficial naquele arquipélago, após a histórica cimeira Madeira/Açores, que aconteceu, no início deste mês, João Faria Nunes afirmou ser com muito interesse que o Governo Regional da Madeira vê “o aprofundamento das relações de cooperação entre os Açores e a Madeira, sobretudo em áreas como a saúde, o socorro e a emergência” e realçou que “não nos podemos cingir à solidariedade, mas sobretudo à necessidade de agir de forma preventiva” (..) “no sentido de potenciar-se uma resposta concertada, eficiente e eficaz, que permita minimizar os danos”, em caso de catástrofe. 
Por seu lado, o seu homológo açoriano, Luís Cabral realçou a importância deste tipo de formação e reforçou a articulação existente entre as ilhas, na área da saúde, de que esta formação diferenciada é disso exemplo.
Estas formações envolvem profissionais das mais diversas áreas da proteção e socorro, entre eles, elementos da Proteção Civil, GNR, PSP, Marinha, Força Aérea, Bombeiros, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais e Gestores. Na área da saúde participam médicos e enfermeiros do Hospital do Divino Espírito Santo, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira e das várias unidades de saúde existentes nas nove ilhas. A organização da formação é do grupo de instrutores de Medical Response to Major Incidents (MRMI) do SESARAM, coordenada pelo Dr. Pedro Ramos, diretor do Serviço de Urgência do SESARAM, E.P.E e conta com o apoio da European Society for Trauma & Emergency Surgery (ESTES).
Durante a manhã, o secretário regional da Saúde visitou ainda o Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira e sta tarde, realiza uma visita ao Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores e Bombeiros.
Amanhã, após uma vista ao centro de oncologia dos Açores terá lugar a assinatura de vários protocolos de cooperação na área da prevenção das toxicodependências, do registo e rastreios oncológicos e e actividades inspectivas em saúde.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.