Pesquisar

SESARAM evoca o Dia Mundial da Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de condições de saúde, motora, cognitiva, emocional e social, em qualquer fase da vida, que comprometa ou coloque em risco, a realização de atividades e/ou participação nas atividades do dia-a-dia. 27-10-2022 Saúde e Proteção Civil
SESARAM evoca o Dia Mundial da Terapia Ocupacional

O Dia Mundial da Terapia Ocupacional é celebrado anualmente, a 27 de outubro. A iniciativa de comemorar e divulgar este dia a nível mundial é coordenada pela World Federation of Occupational Therapy.

 

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de condições de saúde, motora, cognitiva, emocional e social, em qualquer fase da vida, que comprometa ou coloque em risco, a realização de atividades e/ou participação nas atividades do dia-a-dia.

 

Na sua abordagem avalia e intervém, ao nível do utente, da ocupação e do ambiente. Pretende desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos, de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.  Neste sentido, o objetivo da intervenção consiste na promoção da funcionalidade, autonomia e independência, de modo a melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos utentes.

 

Na Pediatria atua na área da reabilitação, estimulação e desenvolvimento da criança, através do brincar e de atividades lúdicas, pois a criança aprende sobre o mundo quando interage com ele, usando as informações que lhe chegam através dos sentidos.

 

O Terapeuta Ocupacional dirige as atividades para uma melhoria do autocuidado, da força muscular, coordenação motora fina, destreza manual, atividades da vida diária, entre outras competências.

 

Estes profissionais, atualmente 19, estão inseridos no Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Serviço Regional de Saúde, e atuam em meio hospitalar e em cuidados de saúde primários.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.