Pesquisar

Governo Regional reforçou SESARAM com mais 21 farmacêuticos em 4 anos

 Em 2019, o SESARAM tinha 13 farmacêuticos e, atualmente, conta com 34 profissionais nesta área. 28-10-2022 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional reforçou SESARAM com mais 21 farmacêuticos em 4 anos

O Governo Regional da Madeira através do Serviço Regional de Saúde, SESARAM EPERAM, tem investido no reforço da resposta do serviço público ao nível dos serviços farmacêuticos com o recrutamento de mais 21 farmacêuticos no espaço de 4 anos. Em 2019, o SESARAM tinha 13 farmacêuticos e, atualmente, conta com 34 profissionais nesta área.

 

Todas as medidas concretizadas assentam na valorização do papel dos farmacêuticos enquanto profissionais de saúde, de elevado valor para o Sistema Regional de Saúde e para a saúde da população em geral. Um exemplo disso foi a criação da carreira do farmacêutico na RAM, uma medida inovadora no país, aplaudida e reconhecida por todas as entidades nacionais, incluindo a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, em janeiro de 2022. 

 

Por conseguinte, e em reconhecimento das qualificações, da diferenciação e da competência destes profissionais, o SESARAM Integrou todos os trabalhadores em regime de contrato de trabalho da carreira farmacêutica, na categoria de assistente, na nova carreira, com efeitos a 1 de maio de 2020.

 

Entre outras medidas/investimentos na área, relembramos a criação da via verde do medicamento, em abril de 2018, a Unidade de Farmacovigilância, em julho de 2019, e o investimento crescente realizado na área do medicamento inovador.

 

A par da relevância dos profissionais afetos ao Serviço de Saúde da RAM nesta área, importa também sublinhar a importância dos farmacêuticos que trabalham diretamente na comunidade. Estes devido à sua proximidade da população encontram-se numa posição favorável para dar cumprimento ao desígnio da Região 3’S – Saudável, Segura e Sustentável, promovendo junto da população estilos de vida saudáveis.

 

O Governo Regional reconhece a importância dos farmacêuticos para a sustentabilidade do sistema de saúde e, tal tem vindo a defender publicamente o responsável pela tutela da Saúde, Pedro Ramos, à semelhança da existência do médico de família e do enfermeiro de família, deve-se evoluir para a criação da figura do “farmacêutico de família”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.