Pesquisar

Proteção Civil implementa 2 novas “Oficinas” que abordarão os temas da Comunicação

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM tem agendadas duas Oficinas de Proteção Civil na área da Comunicação, para destinatários distintos, os quais, perante a ocorrência de incidentes graves ou catástrofes, se coordenam na transmissão da informação relevante e fidedigna à comunidade afetada. 24-10-2022 Saúde e Proteção Civil
 Proteção Civil implementa 2 novas “Oficinas” que abordarão os temas da Comunicação

Os meios de comunicação social assumem um papel extremamente relevante para a comunicação com a população em geral, pelo que o estabelecimento de relações institucionais assertivas com os profissionais dos media é crucial para o sucesso da comunicação e informação transmitida para a opinião pública.

 

Neste sentido, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM tem agendadas duas Oficinas de Proteção Civil na área da Comunicação, para destinatários distintos, os quais, perante a ocorrência de incidentes graves ou catástrofes, se coordenam na transmissão da informação relevante e fidedigna à comunidade afetada.

 

Com efeito, a primeira oficina, subordinada ao tema “Comunicação no Socorro e Emergência”, será dirigida aos Quadros de Comando dos Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, que decorrerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2022. Atendendo que toda a comunicação proferida durante uma ocorrência pode comprometer a gestão e resolução da mesma, considera-se de extrema importância o treinamento e capacitação dos profissionais que assumem a função de “Porta-Voz” no Teatro de Operações ou numa conferência de imprensa, a presente ação abordará temáticas como a “Comunicação de crise e relação com os média” e “Falar em Público e responder a jornalistas”, permitindo aos participantes adquirirem ou aprofundarem novas competências na área da comunicação, no que diz respeito à confiança e credibilidade transmitida através da mensagem assim como orientações e conselhos a considerar no momento da entrevista e/ou conferência de imprensa.

 

A segunda oficina é direcionada para os profissionais da área da comunicação, subjugada ao tema “Do Teatro de Operações aos Media”,  a qual permitirá efetuar uma abordagem aos conceitos teórico-práticos atinentes às intervenções em matéria de Proteção Civil, promovendo uma maior elucidação aos jornalistas acerca da recolha de todos os dados relevantes e úteis a serem transmitidos à população. Esta ação abordará temas como “Métodos e Ferramentas utilizadas na gestão de ocorrências” e “Comunicação de Crise”, permitindo aos participantes a aquisição e aperfeiçoamento de novas competências na área da Proteção Civil, no que concerne aos métodos e ferramentas utilizadas na recolha de informação desde o local da ocorrência até ao Comandante Operacional Regional.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.