Pesquisar

“Dia Mundial do Não Fumador”

O consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável, em todo o mundo. 15-11-2022 Saúde e Proteção Civil
“Dia Mundial do Não Fumador”

Dia 17 de novembro, em Portugal, comemoramos o Dia Mundial do Não Fumador. Esta data pretende felicitar todas as pessoas que não fumam e que, com este comportamento, protegem a sua saúde física e mental e a saúde daqueles que o/a rodeiam.

 

O consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável, em todo o mundo.

 

A celebração deste dia tem por objetivo lembrar as consequências do consumo de tabaco e da exposição ao seu fumo, nomeadamente, as doenças respiratórias, as doenças cardíacas e vários tipos de cancro. Estes problemas afetam os fumadores e os não fumadores expostos ao fumo do tabaco. Por esta razão, é importante salutar o comportamento saudável dos que nunca fumaram e dos que decidem deixar de fumar.

 

A dependência é uma doença e é possível tratá-la. A nicotina presente no tabaco é a substância psicoativa que faz com que a pessoa se torne dependente.

 

Se é fumador, este é o dia para deixar de fumar.

 

Procure as consultas de cessação tabágica existentes em Centros de Saúde da nossa Região, onde encontrará à sua disposição uma equipa multidisciplinar para o apoiar.

 

O desafio de hoje é: Não fume, pela sua saúde e a de todos!


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.