Pesquisar

Médico do SESARAM em Mestrado Internacional de AVC

Este master tem por finalidade treinar uma nova geração de médicos e investigadores na área do Acidente Vascular Cerebral em toda a Europa. 13-04-2023 Saúde e Proteção Civil
Médico do SESARAM em Mestrado Internacional de AVC

O médico Tiago Freitas do SESARAM está a frequentar o 'Master of Advanced Studies in Stroke Medicine' da Universidade de Berna, Suíça. Este mestrado tem o selo de qualidade da European Stroke Organization (ESO) - Medicina do AVC.

Este master tem por finalidade treinar uma nova geração de médicos e investigadores na área do Acidente Vascular Cerebral em toda a Europa. Consiste num programa pós-graduado impar e sem paralelo, desenvolvido conjuntamente com a ESO.
A ESO atua como a voz e a referência dos cuidados ao doente com AVC em toda a Europa e tem por objetivo harmonizar o tratamento do doente com AVC através da recomendação de políticas de atuação e soluções globais.

O modelo de funcionamento da U-AVC do SESARAM foi apreciado no mestrado. Destaca-se o facto de, ao contrário de alguns países, a U-AVC do SESARAM abordar o doente desde o pré-hospitalar, a fase hiperaguda no Serviço de Urgência, tratamento agudo com terapias de reperfusão arterial, cuidados agudos em Unidade de Cuidados Intermédios, no pós alta, reabilitação e follow up aos 3 e 6 meses.

Esta abordagem holística é o modelo recomendado pela ESO e já está em prática na RAM.

As aulas são lecionadas por médicos e investigadores de referência na Europa e no mundo, sendo que a maioria dos docentes estão envolvidos na elaboração das linhas de orientação sobre o AVC que são aplicadas na prática clínica em todas as unidades de AVC europeias. Esta formação teórico prática intensiva permite diminuir a distância física existente entre os diferentes países europeus tentando, assim, harmonizar conhecimentos, procedimentos e formas de atuar.

"Considero esta experiência única e 'life changing' uma vez que me permite estar a viver na primeira pessoa aquilo que será o futuro do tratamento dos doentes com AVC, fazendo parte de um conjunto de médicos que estão a dar o seu contributo para atingir objetivos práticos na melhoria dos cuidados ao doente com AVC", refere Tiago Freitas.

A frequência neste mestrado é conseguida através de uma bolsa da ESO.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.