Pesquisar

Museu do Romantismo - Quinta do Monte

Candidatura FEDER Madeira 2014-2020 05-07-2022 Turismo e Cultura
Museu do Romantismo - Quinta do Monte

 

Designação do projeto: “Museu do Romantismo – Quinta do Monte”

Código do projeto: M1420-05-2114-FEDER-000024

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Região Autónoma da Madeira

Entidade beneficiária: Secretaria Regional do Turismo e Cultura

Data da Aprovação: 21-12-2021

 

Data de início: 01-04-2021

Data de Conclusão: 31-12-2023

Custo total elegível – 3.598.395,78 EUR

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 3.058.636,39 EUR

Apoio Financeiro Público Regional: OR – 539.759,39 EUR

 

O projeto, no âmbito da PI 6.c. “Conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural”, insere-se na ação “Reabilitação, novas infraestruturas e ações de promoção de bens histórico-culturais e áreas naturais”.

 

Descrição da Operação:

O projeto Museu do Romantismo - Quinta do Monte permitirá criar uma atividade cultural e turística nova na cidade e na Região, com base na história da casa, dos habitantes, nomeadamente do Imperador Carlos de Áustria, e pôr em evidência as relações históricas da Madeira com a Europa, o seu posicionamento geoestratégico no espaço Atlântico e a história da Madeira, em particular no século XIX, mote principal para a criação do Museu do Romantismo nesse local. O projeto prevê a recuperação e restauro integral da casa e a sua adaptação a museu; a recriação de um ambiente do século XIX com memorial ao Imperador Carlos da Áustria e a sua estada na Madeira e ainda a identificação dos ilustres visitantes da Madeira romântica, nomeadamente, a Imperatriz Elisabeth, conhecida como Sissi da Áustria, e elementos da corte russa. Inclui, a implementação de projeto museológico, serviços de conservação e restauro, entre outros, produção de documentário PT EN baseado em registo de fotografia e vídeo da intervenção.

 

Objetivos da Operação:

Pretende-se com este projeto criar uma atividade cultural e turística nova na cidade e na Região, com base na história da casa, dos habitantes, nomeadamente do Imperador Carlos de Áustria, e pôr em evidência as relações históricas da Madeira com a Europa, o seu posicionamento geoestratégico. É um imóvel classificado de Interesse Público, numa quinta histórica, dotada de assinalável património botânico e paisagístico, numa localização estratégica da cidade do Funchal do ponto de vista turístico e cultural - freguesia do Monte. A Quinta do Monte é da propriedade da Região Autónoma da Madeira.

 

Este projeto prevê as seguintes componentes:

Componente 1 - Empreitada de Recuperação da Quinta do Monte e adaptação a Museu do Romantismo                 

Componente 2 - Implementação do projeto museológico

Componente 3 - Divulgação

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.