Pesquisar

Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento do Arquipélago da Madeira

Candidatura FEDER Madeira 14-20 26-09-2019 Turismo e Cultura
Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento do Arquipélago da Madeira

 

 

Designação do projeto: “Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento do Arquipélago da Madeira”

Código do projeto: M1420-05-2114-FEDER-000024

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Região Autónoma da Madeira

Entidade beneficiária: Secretaria Regional do Turismo e Cultura

 

 

Data da Aprovação: 23-09-2019

 

Data de início: 17-01-2018

Data de Conclusão: 31-12-2021

Custo total elegível – 2.392.325,94 EUR

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER –1.962.817,53 EUR

Apoio Financeiro Público Regional: OR – 429.508,41 EUR

 

O projeto, Inserido na PI 6.c. “Conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural”, pretende ser o ponto de partida para uma mudança do paradigma cultural na Região, incentivando a participação e envolvimento de todos, viabilizando o usufruto de mais e melhor cultura e o estabelecimento de uma rede de ligações entre os vários intervenientes, quer sejam entidades públicas, do sector privado, estabelecimentos de ensino ou a população em geral, desenvolvendo parcerias e iniciativas diferenciadas.

 

Descrição da Operação:

Numa altura que se assinala o sexto centenário do descobrimento do Arquipélago da Madeira, o projeto vem realçar e dar notoriedade a seis séculos feitos de História, Património, Cultura, Música, Tradição e Sabedoria, mantendo viva a identidade histórico-cultural da Região, inclusive no exterior. Contribuirá significativamente para a promoção da autenticidade e especificidade dos recursos culturais, possibilitando a diversificação e enriquecimento dos programas de oferta turística, assim como a criação de novos itinerários temáticos e reforço da atratividade do destino. O projeto pretende ser o ponto de partida para uma mudança do paradigma cultural na Região, incentivando a participação e envolvimento de todos, viabilizando o usufruto de mais e melhor cultura e o estabelecimento de uma rede de ligações entre os vários intervenientes, quer sejam entidades públicas, do sector privado, estabelecimentos de ensino ou a população em geral, desenvolvendo parcerias e iniciativas diferenciadas.

 

Objetivos da Operação:

O projeto, conforme previsto no aviso-concurso para apresentação da candidatura, visa contemplar intervenções conducentes à proteção do património cultural e ao reforço e modernização da oferta cultural, tendo em vista afirmar a qualidade e singularidade dos conteúdos que diferenciam a RAM (e o destino Madeira) enquanto testemunhos de história e de identidade e que precisam ser potenciados através de uma eficaz organização das atividades culturais e sequente divulgação. Concretamente, destina-se à concretização dos seguintes objetivos:

Valorização e divulgação da cultura regional e do papel desenvolvido pelo Arquipélago da Madeira sob o ponto de vista histórico, através do aproveitamento da efeméride dos 600 anos do seu descobrimento, e da importância deste marco na epopeia dos Descobrimentos Marítimos e no desenvolvimento económico global, fortalecendo a compreensão e notoriedade do Arquipélago, o seu posicionamento e importância no mundo, também com a promoção de iniciativas no exterior.

 

Este projeto prevê as seguintes componentes:

Componente 1 - PRODUÇÃO DE INICIATIVAS TURISTICAS E CULTURAIS                 

Componente 2 - COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO, PROMOÇÃO E MARKETING                     

Componente 3 - TRANSPORTES, DESLOCAÇÕES E ESTADAS                         


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.